Aos 77 anos

Bernardo Bertolucci, diretor de 'Último Tango em Paris', morre em Roma

Cineasta é considerado último grande mestre do cinema italiano; ele chegou a ganhar o Oscar de melhor diretor pela cinebiografia O Último Imperador (1987)

Por Da redação
Publicado em 26 de novembro de 2018 | 07:45
 
 
 
normal

O cineasta Bernardo Bertolucci morreu nesta segunda-feira (26), em Roma, na Itália, aos 77 anos. Bertolucci era autor de filmes como “Último Tango em Paris” (1972) e “Os Sonhadores” (2003). A causa da morte ainda não foi divulgada. A informação é do jornal italiano “La Repubblica”.

Bertolucci é considerado o último grande mestre do cinema italiano. Ele também ganhou o Oscar de melhor diretor pela cinebiografia "O Último Imperador" (1987), vencedor de nove estatuetas.

O cineasta dirigiu películas consideradas obras-primas, como "Antes da revolução" (1964), "1900" (1976) e "O conformista" (1970).

Polêmica

O diretor se envolveu em uma polêmica recentemente após aparecer em um vídeo no qual admite ter filmado uma cena de sexo não consentida em "Último Tango em Paris".

No vídeo de 2013, Bertolucci conta que a atriz Maria Schneider, na época com 19 anos, não sabia o que aconteceria na cena em que Paul, personagem de Marlon Brando, usa manteiga como lubrificante na amante Jeannie.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!