Aprendizado online

Bituca Universidade de Música abre inscrições para residência digital gratuita

Com 60 vagas disponíveis para instrumentos como baixo, sax, bateria e clarinete, interessados têm até o dia 8 de agosto para se candidatar

Por Da redação
Publicado em 27 de julho de 2021 | 16:48
 
 
 
normal

Após um período de atividades interrompidas por causa da pandemia da Covid-19, a Bituca Universidade de Música Popular, criada em 2004 pelo grupo Ponto de Partida, na cidade de Barbacena, na região Central de Minas Gerais, está com inscrições abertas até o dia 8 de agosto para o projeto "Bituca em Casa".

A iniciativa vai oferecer uma residência musical à distância para quem estiver interessado em estudar instrumentos musicais como o baixo, bateria, clarinete, flauta, percussão, piano, sanfona, sax, violão e canto.

Ao todo serão oferecidas 60 vagas – sendo seis por curso –, para músicos com endereço em qualquer parte do mundo, desde que falem português. 

As aulas terão duração de 12 semanas e serão ministradas via Zoom por 30 músicos brasileiros renomados, como o clarinetista Caetano Brasil, o baixista Marcos Paiva e o saxofonista Teco Cardoso, entre outros. Toda a metodologia de tutoria foi  desenvolvida pelo grupo Ponto de Partida, gestor e criador da Bituca. 

"Com o uso do formato digital, que era antes um impedimento – essa coisa de não poder estarmos juntos presencialmente – acaba sendo um facilitador, já que pessoas de qualquer parte do Brasil ou do mundo podem participar dessas aulas que a gente vai disponibilizar nessa residência", explica Pablo Bertola, gestor da Bituca Universidade de Música Popular e do Ponto de Partida.

Como funciona a residência

A residência musical acontecerá pela plataforma Zoom, do dia 23 de agosto a 12 de novembro de 2021, uma vez por semana e durará cerca de duas horas. Os dias e horários serão sempre os mesmos durante as 12 semanas.

Inscrições

Para participar da seleção basta preencher a ficha de inscrição, responder as perguntas do questionário e enviar um vídeo simples com duração de dois minutos, sem edição, com interpretação de uma tocando uma música de escolha pessoal, no instrumento para o qual o candidato está se inscrevendo ou cantando.

O candidato precisa, ainda, mandar um outro vídeo simples dizendo o motivo de você querer participar do projeto. O material também não pode ser editado e deverá estar disponível nas plataformas YouTube ou Vimeo. 

A seleção será feita por uma comissão formada pelos mestres A seleção será feita por uma comissão formada pelos mestres e pela direção artística do grupo Ponto de Partida. O resultado será anunciado até o dia 20 de agosto de 2021, pelo site da Bituca e nas redes sociais da instituição no Instagram e Facebook.

Sobre a escola

Criada em 2004 pelo grupo Ponto de Partida, a Bituca Universidade de Música Popular é uma escola livre, profissionalizante e 100% gratuita. Instalada em um complexo arquitetônico do século passado, cercada por Mata Atlântica preservada e paisagismo feito pelo Instituto Inhotim, a instituição tem mestres de renome em seu quadro e tornou-se referência no ensino da música popular no Brasil, tendo cerca de 80% de seus ex-alunos inseridos no mercado de trabalho. 

Em seu último ciclo, recebeu aprendizes de 65 cidades, integrados ao processo de formação criado e sistematizado pelo Ponto de Partida, há 38 anos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!