Um dos blocos que mais arrasta multidões do Carnaval de Belo Horizonte, o Garotas Solteiras desfila nesta segunda-feira, 24, de Carnaval pelas ruas do bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte.
Inicialmente, o bloco teria como ponto de encontro a rua Rio Grande do Norte, no Funcionários, região Centro-Sul. No entanto, o impasse a respeito do carro de som fez com que o grupo precisasse mudar o local.
“Nosso Carnaval este ano foi de luta e resistência. Conseguimos fazer o desfile mesmo com a Polícia Militar e o Governo de Minas vetando o nosso trio anterior, apesar de termos todos os laudos de segurança emitidos pelo Detran. Eles vetaram, mas no fim estava tudo seguro”, explica Charlote, uma das organizadoras do bloco.
O tema do bloco este ano foi "Deus é mulher" e a grande homenageada foi a cantora e compositora carioca Elza Soares, que em 2020 completa nove décadas de vida e 70 anos de carreira.
Garotas Solteiras desfila pela avenida Brasil, no Carnaval de BH.#garotassolteiras #carnavalizabh #carnavalbh2020 pic.twitter.com/Nj5Xhm9AQs
— O Tempo (@otempo) February 24, 2020
Espremido no cordão de isolamento do bloco Garotas Solteiras, Júlio Teixeira, 19, cantava todas as músicas de Elza Soares. “Eu saí de Porto Seguro, na Bahia, só para vir ao Garotas Solteiras. O Carnaval de Belo Horizonte está maravilhoso”, afirmou.
Quem também participou do cortejo do Garotas Solteiras pela primeira vez este ano foi a deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL). “Não passarão machistas e racistas. A festa é do povo. Toda a história da luta começa na festa. A festa é o lugar político que tem que mudar esse país”, afirmou a deputada.
O bloco surgiu em 2015 e, desde então, já homenageou as divas americanas Lady Gaga, Britney Spears e Beyoncé, além da brasileira Pabllo Vittar, todas cantoras pop.
O bloco Garotas Solteiras é conhecido por dar voz à luta identitária e cultural feminista e LGBTQ+.
Apesar do clima de festa e respeito à diversidade, a reportagem flagrou três brigas na multidão. A música parou durante os conflitos e palavras de ordem pedindo respeito a festa foram ditas pelos cantores.