Cinema

Burro derrete corações em Cannes com o filme 'EO'

Skolimowski brilha com animal carismático, enquanto longa de Desplechin com Marion Cotillard fala do ódio entre irmãos

Por Agências
Publicado em 20 de maio de 2022 | 20:56
 
 
 
normal

Foi com certa surpresa que o simpático burro filmado por Jerzy Skolimowski parece ter conquistado a imprensa no Festival de Cannes. Era difícil imaginar que o animal que dá nome a "EO" –"ió" em português, como o som que os burros fazem– levaria o público numa jornada tão dramática, divertida e intensa.

Mas ao ecoar "A Grande Testemunha", de Robert Bresson, o cineasta polonês de 84 anos apresentou a viagem mais delirante e original dos filmes em competição até agora. Assim como o filme de 1966, "EO" acompanha a vida de um burro, que viaja a Europa mudando de tutor, experimentando o que há de melhor e pior na humanidade.

É com muita habilidade que Skolimowski, em sua sexta tentativa de levar a Palma de Ouro –ele já embolsou outros prêmios com "Vivendo Cada Momento" e "Estranho Poder de Matar"–, deixa seu público entretido. Tecnicamente, o filme se destaca, em especial por sua fotografia cuidadosamente pensada para fazer o protagonista animal mais relacionável com a plateia humana.

É possível entender que o bicho chora quando precisa abandonar sua parceira de picadeiro, num circo. Depois parece gritar enquanto torcedores fanáticos acompanham uma partida de futebol. Ele sente clara inveja de um cavalo que ganha longos banhos diários e, depois, desdenha de um grupo de políticos que inaugura uma obra na cidade.

Todos esses sentimentos chegam à tela sem esforço, sem que um burro de CGI, ou computação gráfica, tenha que ser recriado -talvez a Palma canina deva ser rebatizada para premiar o burro de "EO". A humanização acontece com muita destreza técnica, o que torna a mensagem contra a violência animal, o retrato da Europa contemporânea e a denúncia de vícios e virtudes humanos totalmente palatáveis e sensíveis. (Leonardo Sanchez/Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!