Online

Cacá Carvalho cria sua própria odisseia em peça que estreia nesta segunda (7)

Inspirado em Homero, ator dirige e protagoniza ‘Ítaca, 365, apto 23’, estreia do projeto CenaWeb, criado pelo Teatro em Movimento durante a pandemia

Por Bruno Mateus
Publicado em 07 de dezembro de 2020 | 11:21
 
 
 
normal

Para driblar o isolamento social provocado pela pandemia e propor novas formas de experimentação mesclando teatro e audiovisual, o Teatro em Movimento se transformou, em 2020, no Teatro EmMov Digital, plataforma que inclui, entre outras iniciativas, o CenaWeb, projeto que propôs a realização de três montagens inéditas. A primeira delas estreia nesta segunda-feira (7) e cumpre temporada até domingo (13), sempre às 20h, ao vivo, com transmissão gratuita pelo site do Teatro em Movimento.

Trata-se de “Ítaca, 365, apto 23”, dirigida e protagonizada por Cacá Carvalho, que faz um mergulho intenso, pessoal e, por vezes, autobiográfico, em uma peça recheada de referências à “Odisseia”, de Homero, a começar pelo título. O texto é de Vinícius Calderoni e Guilherme Gontijo Flores. “Meu apartamento é a minha Ítaca. Começamos a estudar a “Odisseia’, tive que sair para ir para a guerra guerrear. Esse é o mote”, explica Cacá, cujo apartamento foi transformado e adaptado a tal ponto para o espetáculo que ele teve que se mudar temporariamente.

“Ítaca, 365, apto 23” passa pela história de um homem que volta ao lar após muito tempo fora de casa, e quando volta encontra um novo cenário, com água descendo pelas escadas como se fosse um mar que faz cair e tropeçar. Então, ele entra em seu novo mundo. Ítaca pode ser a Belém de Cacá Carvalho, o próprio apartamento do ator ou a vida de todos nós durante a pandemia.

“A pandemia tira a liberdade, mas dá uma oportunidade muito importante que é a de manter uma relação com algo esquecido, deixado para segundo ou terceiro plano, chamado você mesmo”, comenta o ator. “Se você fica em casa, você descobre a casa. Tudo que estava esquecido, todas as memórias, cada particular de sua casa tem um pedaço de vida, de relação”, ele completa.

Cacá Carvalho conta que 70% da peça é ao vivo e ele interage mesmo com o que é gravado, como as participações do garoto Theo Retti e da bailarina Vera Sala. O CenaWeb foi experiência nova para o ator, que diz não ter muita intimidade com o universo online. “Foi um trabalho maravilhoso. Minha primeira impressão (ao receber o convite) foi pensar que não sou para isso, mas me encontrei, encontrei um novo homem”, ele diz. 

CenaWeb

Nesta terça-feira (8), as estreias do CenaWeb continuam e, às 20h, o público já poderá conferir “Ato”, com direção de Bárbara Paz e Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira no elenco. Já no dia 10 de janeiro, é a vez de “(Des)memória”, da diretora Yara de Novaes e atuações de Alexandre Cioletti, Cyda Moreira, Fafá Rennó, Josy Anne e Lucas Costa, além da própria Yara. As peças serão exibidas pelo site do Teatro em Movimento, também de forma gratuita, por um período de 30 dias.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!