O campeão do Comida di Buteco 2021 de Belo Horizonte foi revelado nessa segunda-feira (13), no auditório do Cine Theatro Brasil Vallourec. O Café Palhares foi escolhido como o melhor boteco da região. O segundo colocado ficou com o Já Tô Innu e, em terceiro, o Cantin Noar.
Os 47 botecos belo-horizontinos participantes foram avaliados pelo público e por jurados selecionados, entre 30 de julho e 29 de agosto, em relação ao petisco participante, atendimento, limpeza e temperatura da bebida.
Neste ano, devido à pandemia, o concurso também contou com a modalidade delivery para que as pessoas pedissem o petisco em casa. O prato precisava estar dentro de uma temática que, desta vez, foi de raízes. Os petiscos concorrentes tiveram que usar na composição ingredientes como batata, beterraba e cenoura, por exemplo.
Vencedor do concurso em 2009, o Café Palhares faturou o primeiro lugar deste ano com o prato bochecha de porco ao vinho, vatapá de banana da terra e beterraba. O icônico e boêmio estabelecimento é comandado pelos irmãos Luiz Fernando Ferreira e João Lúcio Ferreira, assumiram o negócio há mais de 50 anos, aberto pelo pai.
Luiz conta que achou o prato muito ousado para participar do concurso. "Ele é agridoce, né? Não é todo mundo que gosta. Pessoal disse que ou a gente estaria fora do concurso ou ganharíamos", relembra.
"Vi muita gente pedindo um prato e, depois, pedia outro. Depois, a mesma pessoa voltava mais vezes para experimentar o petisco de novo", disse João Lúcio sobre o sucesso do prato participante. "Se entramos no jogo, é para ganhar. Mas, outras edições, a gente não ganhou e saímos rindo e divertindo do mesmo jeito", completa.
Próxima etapa
O primeiro lugar do concurso da capital mineira, agora concorrerá ao prêmio nacional realizado com bares participantes no Brasil. De 16 a 30 de setembro, os vencedores das cidades participantes serão avaliados pelos jurados nacionais. A premiação nacional será realizada dia 6 de outubro, em São Paulo.
A diretora de operações e uma das fundadoras do Comida di Buteco, Maria Eulália Araújo também informou que nenhum dos 47 bares participantes dessa 21ª edição do evento não irá ser desclassificado.
Pódio:
Primeiro lugar: Café Palhares
Segundo lugar: Já Tô Innu
Terceiro lugar: Cantim Noir
Quarto lugar: Léo da Quadra
Quinto lugar: Us Motoca
O concurso deste ano teve como objetivo também reerguer os donos dos estabelecimentos que foram duramente atingidos na pandemia. A solução encontrada pelos organizadores foi apostar em um modelo híbrido, com petiscos que possam viajar bem no delivery e com a recepção nos bares, seguindo as regras de distanciamento e protocolos de segurança contra o coronavírus.