Festival de Tiradentes

Camila Pitanga e Antonio Pitanga serão os homenageados em 2020

Para abrir a 23ª edição, o filme escolhido foi Escravos de Jó, que, filmado em Ouro Preto, tem Pitanga no elenco

Por Da redação
Publicado em 12 de dezembro de 2019 | 19:02
 
 
 
normal

A força da imaginação é o norte eleito pela 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Não por outro motivo, a temática será "A Imaginação Como Potência". A mostra será realizada entre os dias 24 de janeiro e 1º de feveiro, na cidade histórica mineira. A curadoria, sob coordenação do crítico Francis Vogner dos Reis, propôs essa temática para reforçar que, mesmo numa época de dúvidas, o cinema brasileiro vive um momento de absoluta efervescência criativa e de recepção.

“O que emerge na atual produção no país é o desejo de interpretar nossa experiência hoje, de projetar caminhos possíveis, de provocar imagens que nos remetam a uma perspectiva sobre o passado tendo em vista não só um olhar original sobre fraturas sociais e políticas, mas também uma superação destas num desejo de futuro”, destaca Francis, no material de divulgação encaminhado à imprensa. “Existem filmes, documentários e ficções, que olham o presente e colocam as coisas em  termos históricos, atentando para o mundo como ele é e se questionando como ele poderia ser”.

A edição terá, como homenageados, os atores Antonio Pitanga e Camila Pitanga, pai e filha. Aliás, o filme escolhido para a abertura do evento tem Pitanga no elenco. Trata-se de "Os Escravos de Jó",  do diretor cearense Rosemberg Cariry. Filmado em Ouro Preto, ele estará em pré-estreia mundial na noite de 24 de janeiro, no Cine-Tenda. 

O festival será realizado no Largo das Fôrras, no Largo da Rodoviária e no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!