Piccola Galeria

Casa Fiat de Cultura abre programação de mostras de 2021 com 'Sagoma'

O mineiro Henrique Detomi apresenta paisagens naturais e artificiais, ressignificadas pelo seu olhar

Por Patrícia Cassese
Publicado em 26 de janeiro de 2021 | 14:17
 
 
 
normal

Em cartaz a partir desta terça-feira, na Piccola Galeria, a exposição "Sagoma", de Henrique Detomi, abre o calendário expositivo da Casa Fiat de Cultura de 2021 - por ora, claro, virtualmente.  Aqui, o artista visual belo-horizontino exibe seu talento em 12 trabalhos que, na verdade, representam três séries desenvolvidas por ele, sendo duas de pinturas e a terceira, mais recente, de esculturas, trabalhadas em terra e ferro. A mostra fica em cartaz até o dia 15 de março, sendo que nesta terça, dia da abertura, haverá um bate-papo do artista com o público. 

No que tange às pinturas, as telas da série "Pequena Ode ao Vazio", uma das aqui mostradas, trazem, como denominador comum, a presença de um retângulo branco em meio às paisagens retratadas: o efeito é obtido com a colocação prévia de uma fita crepe adesiva sobre a área que vai ficar imune às pinceladas.

A segunda série de pinturas é "Minutos Antes do Fim", na qual, em vez do tradicional recorte retangular, o visitante se depara com formas orgânicas, que instigam. "Tem essa provocação de como a gente enxerga o espaço, como o ocupa e como o transforma. O que é natural e o que é artificial nos espaços nos quais a gente vive e circula", discorre ele, lembrando que, em meio a essa série, começou a se questionar também sobre a preparação das telas. Assim, há pinturas sobre madeira ou telas com outros tipos de preparação.

Por último, mas não menos importante, temos as esculturas, que dialogam com as pinturas. "Nelas, trabalho com terra, e têm partes retangulares e orgânicas. Por exemplo, faço um cubo de terra, e o que a deixa (escultura) neste formato é o ferro que a segura, mas tem partes em que faço formas orgânicas, mais ou menos como montanhas".

Perguntado se a pandemia frustrou os planos de uma mostra presencial, Henrique responde de bate-pronto: "Pensando que a pandemia é uma questão de sobrevivencia social, não há questionamento a partir disso. E, por outro lado, ter a possilibidade de fazer virtualmente dá muitos significados à exposição. Perturba a forma como o visitante se relaciona com a obra de arte e propõe outras coisas. Na verdade, estamos descobrindo as potencialidades da exposição virtual. Claro que existe a vontade de ser visto presencialmente, de perto. Mas, enquanto isso não é possível, a gente vai trabalhar com vídeos e com fotos em alta resoução, e também vamos ter um trabalho do educativo, que vai trabalhar os significados, conversar com o visitante". 

Por último, mas não menos importante. O título "Sagoma" significa "forma, silhueta, contorno".  A curadoria é de Marina Câmara e João Guilherme Dayrell.

O artista
Henrique Detomi é natural de Belo Horizonte. Vive e trabalha na cidade de São Paulo, onde está localizado seu ateliê.  Formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), é Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo (ECA-USP). Já participou de exposições coletivas e individuais em Belo Horizonte, Ouro Preto, Itabirito, São Paulo, Ribeirão Preto, Itajaí, Londrina e Brasília.

Bate-papo com o artista
Nesta terça, às 19h, a Casa Fiat de Cultura realiza um bate-papo online ao vivo com o artista. Inscrições gratuitas pela Sympla.

Ações educativas
Para ampliar as discussões inerentes à temática e às obras de “Sagoma”, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou uma programação paralela. Nos dias 4, 11, 18 e 25 de fevereiro, e nos dias 4 e 11 de março, uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, as educadoras da Casa Fiat de Cultura farão visitas virtuais à mostra, sempre com participação gratuita, mediante inscrição pela Sympla. As visitas virtuais dos dias 25 de fevereiro e 11 de março serão realizadas com mediação em Libras, e transmissão ao vivo.

No mês de março, será ministrado o minicurso “Introdução à Arte Contemporânea”, que pretende levar ao público ferramentas para dialogar com diversas manifestações estéticas de nosso tempo. Serão abordados os seguintes tópicos: conceitos, história, linguagens e principais artistas. As aulas ficarão disponíveis no YouTube da Casa Fiat de Cultura. 

No mesmo mês, será lançado o Caderno Educativo “Arte Contemporânea: abordagens para a sala de aula”, que deverá fornecer, aos educadores, ferramentas e estratégias que possibilitam o desenvolvimento desses conteúdos no ambiente escolar. O material será disponibilizado no “Espaço da Professora e do Professor”, no site da Casa Fiat de Cultura.

Piccola Galleria
Situado ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat, o espaço foi criado em 2016 e é destinado a artistas da cena contemporânea, selecionados por uma comissão de especialistas.

Na 3ª edição, a comissão foi integrada pelo curador Marconi Drummond, pela artista Nydia Negromonte e pelo arquiteto Paulo Waisberg.  A proposta é apresentar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte. Os artistas selecionados pelo  4º Programa de Seleção começam a exibir os trabalhos em março. Nas quatro edições, a Piccola Galleria recebeu 424 inscrições. Até agora, já apresentou o trabalho de 18 artistas, somando 248 obras de arte e mais de 150 mil visitantes. 

Serviço
Exposição “Sagoma” – Henrique Detomi

Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura  (praça da Liberdade, 10 - (31) 3289-8900).                                                                                         

26 de janeiro a 15 de março de 2021

Programação Virtual
Visitas virtuais agendadas: sempre às quintas-feiras, com inscrição gratuita pela Sympla. Dias 4/02 (10h), 11/02 (16h), 18/02 (10h), 25/02 (16h, com LIBRAS), 4/03 (10h) e 11/03 (16h, com Libras).

www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@fcagroup.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Mais informações sobre o trabalho do artista
www.henriquedetomi.com
Instagram: @henriquedetomi

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!