Artes plásticas

Centenário de Clarice Lispector inspira mostra na capital

Com abertura nesta quinta (16), 'Pinceladas Poéticas' apresenta 36 pinturas de artistas diversos que usaram a obra da escritora como ponto de fuga para suas criações

Por Alex Ferreira
Publicado em 16 de setembro de 2021 | 06:00
 
 
 
normal

Uma das figuras mais celebradas da escrita mundial, Clarice Lispector (1920-1977) deixou um legado único na literatura. Com seu texto hermético, introspectivo e repleto de poesia, a autora ucraniana é sempre citada como fonte de inspiração por criadores de todos os campos das artes.

Agora, o talento indomável desta pernambucana de criação e brasileira naturalizada ganha destaque na mostra "Pinceladas Poéticas – Clarice Lispector 100 Anos", que entra em cartaz nesta quinta-feira (16), na galeria Atelier de Arte, no bairro Sion.

O recorte reúne uma série de 36 telas, retratos e quadros de artistas de estilos e técnicas diversas que usaram como ponto de fuga para suas criações a própria escritora e suas histórias. Entre os pintores convidados estão nomes reconhecidos como Carlos Bracher, Selma Weissmann e Carlos Fiorentini.

"O tema principal que nos guiou foi a Clarice. Buscamos trazer uma variedade de estilos e olhares únicos para a mostra", explica o produtor cultural e curador da exposição, Luiz Otávio Brandão. "Era importante que os artistas pintassem com liberdade, mas que usassem ela como assunto indispensável", acrescenta.

Inicialmente prevista para acontecer no ano passado, a exposição acabou postergada por causa da pandemia.

"Nossa ideia era comemorar o centenário da Clarice, que aconteceu em 2020; porém, a quarentena não permitiu. Mas retomamos o projeto com a mesma vontade de evidenciar o trabalho importantíssimo dessa grande jornalista e escritora moderna que marcou o mundo das letras e deixou uma herança riquíssima de poemas e livros transformadores", assegura Brandão. 

As imagens expostas fazem um mergulho intenso na trajetória e influência da escritora, que também transitou pelas artes plásticas. Porém, o que realmente dita o tom da mostra é a força da palavra escrita de Clarice Lispector.

"Ela é incrível pela forma que desvenda o quotidiano", argumenta a artista plástica Iara Abreu, criadora da peça "Instalação Poética", que vai oferecer ao público registros impressos com poesias da escritora. 

"O mais surpreendente é que a Clarice sintetizou tudo através de uma literatura intimista, cheia de personagens ricos e uma linguagem clara, mas profunda. Essa força artística é o que fez dela uma das escritoras mais lidas do país. Foi também com o mesmo ímpeto que ela abriu portas para outras tantas mulheres no mundo das artes", completa.

Destaques

Quatro trabalhos destacam-se no conjunto reunido pela mostra: "O Mar de Clarice", de Carlos Fiorenttini, "Devaneios", de Regina Albergaria, "Perto do Coração Selvagem", de Eri Gomes e "Água Viva", Cely Ferreira. 

Outra atração da programação é a série de performances poéticas que serão encenadas pelo curador Luiz Otávio Brandão.

Representada no apartamento de Clarice, no ano de 1963, a leitura reconta um encontro fictício entre a escritora e um amigo pintor. Juntos, eles embarcam em uma conversa metafísica e profunda, regada à muita poesia. 

"É uma coisa atemporal, que vai do passado e volta ao presente para trazer à existência um diálogo com essa mulher genial que foi Clarice", promete Brandão.

Serviço

O quê: "Pinceladas Poéticas – Clarice Lispector 100 Anos"

Quando: A partir desta quinta (16) até o dia 16 de outubro

Onde: No Atelier de Arte (rua Grão Mogol, 450 – Sion)

Quanto: Gratuito

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!