Lúdico e diverso

Centro Cultural Unimed-BH Minas promove seu 1° festival de teatro infantil

Desenvolvido em parceria com a Gerdau, 'Entre' conta com seis espetáculos vindos de todo o Brasil e um do Chile. Evento começa neste sábado (10)

Por Alex Ferreira | @alexnycman
Publicado em 10 de setembro de 2022 | 06:00
 
 
 
normal

"Um olhar antropológico, que nos leve a considerar a multiplicidade de possibilidades de ser criança no mundo". É assim que a curadora Brenda Campos define a primeira edição do "Entre - Festival das Infâncias Gerdau", evento que entra em cartaz a partir deste sábado (10), no palco do Centro Cultural Unimed-BH Minas, no bairro de Lourdes.

Com a proposta de promover espetáculos sem rótulos que ajudem as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e o desejo pela expressão artística, o "Entre" conta com sete trabalhos vindos de todo Brasil, e também do Chile, além de uma live e três oficinas.

Pautadas na diversidade e no compartilhamento, todas as atrações foram desenvolvidas por grupos que pesquisam novas possibilidades para o teatro infantil. 

"O festival nasceu do desejo da equipe do Minas Tênis de criar uma programação voltada para o público de crianças e adolescentes que fugisse dos padrões do que normalmente é oferecido hoje em dia", afirma Brenda.

Ela diz que a ideia principal do evento é ser um espaço de compartilhamento entre infâncias diversas.

"Nós compreendemos que as crianças não são todas iguais e que existem muitas possibilidades de ser criança no mundo. Por isso, nosso objetivo é pautar trabalhos singulares para infâncias plurais. Foi exatamente pensando nessa fase da vida como uma continuidade do sujeito de todas as idades que buscamos uma diversidade de temas e de estéticas. Assim, pessoas de todas as idades vão poder se sentir contempladas ao assistir nossa programação", detalha a curadora.

Brenda enfatiza ainda que as peças que compõem a programação fogem do que normalmente é oferecido, principalmente no que diz respeito ao didatismo e apelos do mercado. 

"Escolhemos espetáculos que prezassem pela diversidade em vários sentidos e se apoiassem numa diversidade temática, estética e regional. Assim conseguimos reunir trabalhos de todas as cinco regiões do país, além de uma atração internacional, feitos para todas as idades. Queremos que pai, mãe, filho, tio, avô e gente de todas as faixas etária possam curtir todas as atrações propostas pelo festival", assegura.

Segundo ela, muito daquilo que é produzido artisticamente para crianças atualmente costuma ser pautado de uma forma hierárquica, numa relação adulto-criança que permite pouca ou nenhuma interação dos pequenos.

"O adulto muitas vezes se esquece do direito da criança a fruir a experiência estética de um espetáculo ou de uma obra de arte, e sempre vai com um olhar formativo, pensando no que a criança precisa receber ou aprender", avalia. "E muitas vezes essa necessidade de uma lição de moral ou de uma aprendizagem intrínseca ali na obra de arte limita as possibilidades de criação do artista com o público chave, perdendo assim o que sua obra tem de mais valoroso", complementa Brenda.

Destaques

A abertura do festival acontece neste sábado (10) com a apresentação da peça "Cabelos Arrepiados", da Buia Companhia de Teatro, de Manaus, que usa a imaginação das crianças para lidar com o tema do medo, e tem um ar de mistério, suspense e terror.

"É uma opereta infanto-juvenil inspirada na estética do cineasta Tim Burton e chega agora pela primeira vez à capital mineira. É uma obra é fascinante", antecipa Brenda.

Um dos destaques da programação é a peça "A Cortina da Babá", dos paulistas do Grupo Sobrevento.

Adaptada de um texto da escritora inglesa Virginia Woolf, a montagem usa técnicas do teatro de sombras para contar a história de uma babá que borda animais em uma cortina. Ao cair no sono, as figuras bordadas ganham vida, brincam e tentam agradar uns aos outros, pois sentem pena por saberem que estão sob o encantamento da feiticeira – que é a própria babá.

"Esse espetáculo teve a orientação do renomado Liang Juhn, diretor da maior e mais importante companhia de teatro de sombras da China. Ela é uma atração linda e imperdível", observa a curadora.

No dia 30 de outubro, quem encerra o evento é a trupe chilena La Negra María Cia de Teatro, que vai apresentar o espetáculo  "Carta de Niños", cujo tema se inspira no olhar de quem viveu a infância durante a ditadura chilena e incorpora cartas e desenhos de crianças para seus pais presos ou desaparecidos.

"Sugiro que o público verifique toda a programação e não perca nada!", convida Brenda.

A agenda completa do festival "Entre" pode ser conferida diretamente no site no Minas Tênis Clube.

Serviço

O quê: "Entre – Festival das Infâncias Gerdau"

Quando: De 10 de setembro até 2 de novembro

Onde: No Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia 2244 – bairro de Lourdes)

Quanto: Ingressos para todas as peças teatrais custam entre R$ 10 e R$ 20

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!