Música

Cláudio Venturini e Telo Borges fazem show intimista online

Crias do Clube da Esquina, os músicos são atração da série virtual 'Allegro Vivace', que acontece nesta sexta (19), às 20h, no auditório do Mater Dei, com transmissão pelo Youtube

Por Alex Ferreira
Publicado em 19 de fevereiro de 2021 | 06:00
 
 
 
normal

O que sai da mistura sonora que une os toques jazzísticos do britânico John McLaughlin com a beleza incomparável das composições de Milton Nascimento acopladas às nuances perfeitas da música clássica?

Se você respondeu uma sonoridade sublime, então está perto de entender a proposta do show que o guitarrista Cláudio Venturini e o cantor, pianista e compositor Telo Borges apresentam nesta sexta-feira (19), no auditório da Rede Mater Dei de Saúde.

O espetáculo faz parte do projeto “Allegro Vivace” que promove recitais com o intuito de democratizar o acesso à música erudita. O concerto acontece a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do projeto no YouTube.

"Quando recebemos o convite para participar desta edição do 'Allegro Vivace' foi como um presente para a gente. Como tem sempre um músico de altíssimo talento nos concertos do projeto, é uma honra para a gente poder estar agora também no palco deles", comemora Cláudio Venturini.

Crias do movimento mineiro Clube da Esquina, os artistas querem trazem toda sua bagagem musical para o palco numa junção sonora que alie os tons da MPB com uma pegada mais erudita.

"Transitar entre a música popular e a clássica é um desafio. Porém, a gente foi influenciado não só por elementos da música brasileira, mas também pelos grandes expoentes do universo clássico como Bach, Beethoven e Mozart, e essa familiaridade com a obra desses gênios facilita um pouco essa transição", explica Telo Borges.

O ganhador do Grammy Latino acredita que o show pode ser uma grande chance para os fãs da música popular descobrirem um pouco mais sobre a complexidade e riqueza contindos no gênero sinfônico.

"A primeira premissa de qualquer artista é que a música que ele apresenta tenha qualidade. No caso desse show, queremos destacar as riquezas desses dois estilos musicais tão importantes e mostrar que eles podem se afinar como arte. Vai ser muito saudável para o público ter contato com essa junção de mundos musicais", projeta Borges.

Para a performance desta sexta-feira, os músicos optaram por assumir instrumentos como o piano e o violão para trazer um timbre mais intimista para o show. "Vamos tocar piano acústico e violão para entrar no clima da música clássica. A escolha por esses instrumentos é uma espécie de volta às raízes, já que comumente nossas canções nascem por meio ou de um violão ou um piano", conta Cláudio Venturini.

O setlist vai contar com composições das carreiras individuais da dupla, além de sucessos do Clube da Esquina e do 14 Bis, como "Para Lennon e Mccartney", "Trem Azul", "Vento de Maio", "Todo Azul do Mar" e "Espanhola".

A surpresa, no entanto, fica para algumas canções instrumentais que entraram no repertório. "Escolhemos as músicas visando exatamente o formato intimista da apresentação. Então a gente vai usar bastante temas instrumentais das nossas carreiras, e até coisas do Flávio Venturini, que também gosta bastante de música instrumental. Vai ter um pouco de tudo para quem gosta de boa música", promete Borges.


Serviço

O quê: Recital "Allegro Vivace" com Cláudio Venturini e Telo Borges

Quando: Sexta-feira (19), às 20h

Onde: No auditório da Rede Mater Dei de Saúde, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Youtube do projeto 

Quanto: Gratuito
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!