Terceira edição

Começa nesta quinta o Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violões de BH

Até sábado, o evento vai apresentar rodas de conversa e recitais com talentos locais, do resto do país e até internacionais

Por Patrícia Cassese
Publicado em 15 de abril de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Em sua terceira edição, segunda no ambiente virtual, começa nesta quinta-feira, de forma online e gratuita, o Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de BH. Em três dias, a programação prevê apresentações de violonistas renomados, rodas de conversa e até mesmo o lançamento de um modelo de violão, o Lírio. Um dos nomes à frente da iniciativa, junto a Carlos Walter, Fernando Chagas lembra que a primeira edição, ocorrida em setembro de 2019, foi toda presencial, tendo o Conservatório de Música da UFMG como palco. "Ficamos muito felizes com o resultado, com um público muito bom nos três dias. Tivemos a participação de músicos da cena local, nacionais e internacionais", rememora, citando nomes como os mineiros Lucas Telles, Celso Faria e José Lucena Vaz, bem como o paranaense André Siqueira, a francesa Elodie Bouny, o italiano Diego Salvetti e o argentino Conrado Paulino. 

Naquele momento, claro, ninguém iria imaginar que o curso da história seria atravessado por uma pandemia. Mesmo assim, no ano passado, em outubro, já com a quarentena em curso, a segunda edição foi realizada, já de modo online. "Foi um desafio e tanto, inclusive no sentido de pensar como atrair o público do evento, que de certa maneira é mais específico. Nos indagávamos como conseguir obter a potência do encontro, no caso de uma experiência artística, no mundo digital, mas concluímos que era importante sim, tentar realizar a edição, mesmo diante daquela nova realidade, que, infelizmente, persiste". Tal como a primeira, a segunda edição foi coroada de êxito e, agora, dá vez a esta nova.

"Ano passado, havia uma expectativa grande que a gente já tivesse superado esse momento, mas, infelizmente, ainda não conseguimos vencer essa etapa. Portanto, não dá para realizar em teatro, numa sala de concerto, mas falo que fazer essa nova edição é uma maneira também de resistência: continuar com essas cordas, essas vozes", constata Fernando. 

E como a produção vem de um processo de aprendizado sob o ponto de vista da pandemia, essa edição já traz novidades, como o concurso que selecionou seis jovens violonistas de Minas Gerais compositores, que passaram a integrar a programação oficial da mostra. "Então, nesta quinta, a partir das 19h, no canal do Youtube, iniciaremos, então, os recitais, e a abertura será com dois selecionados, e, no curso dos dias, os demais vão se apresentando. Eles gravaram em casa seus concertos, e esse material veio para a produção que tratou para poder distribuir nestas plataformas". Aliás, um trunfo que ele salienta é que, no mundo virtual, este material ficará disponível perenemente. "Quem quiser, a qualquer momento tem como acessar esse material, que, assim, se torna atemporal".

Nesta quinta, a abertura acontece às 17h, com uma roda de conversa envolvendo as jovens instrumentistas Gabriele Leite e Thaís Nascimento, que, à noite, se apresentarão no momento do recital, após a performance dos dois primeiros selecionados no 1º Edital Sons da Cidade, Augusto Cordeiro e Matheus Luna. Já amanhã, Fernando ressalta a presença de Sérgio Santos na grade de programação. "O grande Sergio Santos, intérprete e compositor, parceiro de nomes como Paulo César Pinheiro, uma figura importantíssima, que tem um trabalho com o violão muito intenso. E, ainda, o Tabajara Belo, mineiro que hoje estuda nos Estados Unidos. É uma prata da casa participando". 

No sábado, o recital ficará a cargo de Alessandro Penezzi ("grande referência do violão de 7 cordas, um compositor, arranjador, instrumentista incrível") e Juan Falú  ("que é esse argentino, professor, compositor, instrumentista, produtor, reconhecido no mundo todo").  "Antes, também neste dia, mas às 10 da manhã, ressalto a live na qual haverá o lançamento de um instrumento confeccionado aqui no Brasil, pelo luthier Gianfranco Fiorini, e que tem a participação de outros músicos e técnicos, como o mineiro Aliéksey Vianna, o suíço Matthias Grob e Carlos Walter (também mineiro). Esses quatro artistas, artesãos da música, desenvolveram esse violão, que se chama Lírio. Ele tem toda uma eletrônica suíça e é um instrumento que você pode desmontar, levar até na mochila, então, é superprático para viajar. E tem uma qualidade extraordinária, eu experimentei".

No mais, Fernando pontua que a mostra é um lugar de experiências dentro do universo do violão. "O objetivo é trazer discussões e fazer essa ampliação do potencial do violão enquanto instrumento que atravessa, aí, as diversas expressões culturais e artísticas da sociedade, e que, no Brasil, é um instrumento ícone: passa pela música regional, popular, tradicional... Atravessa a erudita, a clássica... Ou seja, dialoga com expressão da identidade brasileira. É isso que potencializa e que nos deu força para desenvolver esse projeto", conclui.

Em tempo: A mostra tem realização da Arte & Produção em parceria com o Instituto Cultural Abrapalavra, e apoio cultural do Acervo do Violão Brasileiro. Patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo do Governo Federal, via Lei Aldir Blanc.

Serviço

Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte

De hoje a sábado

A programação, inteiramente gratuita, será transmitida no YouTube do Instituto Cultural Abrapalavra (abrapalavra) e no Facebook do Acervo do Violão Brasileiro (/acervoviolaobrasileiro).

Confira a programação no site www.sonsdacidade.com e no Instagram @mostrasonsdacidade

Coordenação Geral e curadoria: Fernando Chagas e Carlos Walter

Produção Executiva: Aline Cântia
Produção Técnica: Chicó do Céu

Júri Concurso Sons da Cidade: André Siqueira, Elodie Bouny, Kalu Coelho e Sérgio Abritta

Ganhadores: Augusto Cordeiro e Matheus Luna (apresentação nesta quinta), Júlia Nascimento e Hugo Andrade (apresentação na sexta) e Ana Guerra e Arthur Forattini (apresentação no sábado)

Programação desta quinta (15)

17h - Live. Roda de Conversa com Gabriele Leite e Thaís Nascimento. Mediação: Isabella Bretz. Um bate-papo com o objetivo de apresentar um pouco sobre a pesquisa musical dos violonistas, suas referências, além de histórias e curiosidades.

19h - Live. Recital – Violonistas. Selecionados no 1º Edital – Sons da Cidade  

19:30h - Live. Recital - Violonistas convidadas da Mostra: Gabriele Leite e Thaís Nascimento

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!