Cultura e turismo

Conexão Trem da Esquina vai viajar por pontos turísticos de Belo Horizonte

De 26 a 28 de agosto, projeto cultural itinerante fará três viagens na capital, na companhia de um guia e de nove celebridades históricas da cidade


Publicado em 12 de agosto de 2022 | 17:56
 
 
 
normal

Imagine a cena: um trem de rodas, passeando por Belo Horizonte e levando moradores e turistas para pontos turísticos da cidade. Para completar, a bordo deste trem também estão um guia de turismo e nove celebridades históricas que vêm do passado, lá do surgimento e da criação da capital mineira.

Este é o mote do Conexão Trem da Esquina, um projeto cultural itinerante, idealizado pela A Mais Produtora e pelo Grupo Confesso, que vai levar os passageiros, gratuitamente, em três viagens, unindo turismo, arte, história, teatro e diversão para todas as idades.

As viagens, cujos tickets esgotaram em minutos, vão acontecer nos dias 26, 27 e 28 de agosto, com embarque no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, no início da manhã, seguindo pela Praça da Liberdade, Casa do Baile, Igreja da Pampulha e Mirante Bandeirantes/Casa Museu JK, e finalizando no Mercado Novo, na hora do almoço.

A ideia do Trem da Esquina é contribuir com o turismo, ocupar espaços públicos de BH, promover o encontro entre turistas e a história da cidade, possibilitar a reflexão sobre a cidade, sua construção e evolução, além de provocar no belo-horizontino o sentimento de pertencimento de uma cidade que pulsa arte, cultura e história.

Personagens históricos
Os moradores e turistas que farão uma imersão na cultura, no turismo e na arte a bordo do Conexão Trem da Esquina terão uma histórica e informativa companhia. Em Teatro de Cordel, os personagens Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima, Bias Fortes, Candido Portinari, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Otacílio Negrão de Lima e Roberto Burle Marx vão apresentar as histórias da projeção da capital.

No trajeto, o guia de turismo Betto Fernandes também dará informações importantes e históricas sobre a cidade. Ele abordará assuntos relativos ao trajeto junto aos artistas cordelistas do Grupo Confesso, apresentando ao público histórias de BH, com enfoque no Museu de Artes e Ofícios, Praça da Liberdade, Conjunto Arquitetônico da Pampulha e Mercado Novo.

Serão três viagens, uma por dia, de sexta (26/8) a domingo (28/8). Todas as apresentações terão acessibilidade em libras. O passeio é idealizado pelo diretor artístico Guilherme Colina e pela produtora cultural Tati Reis e realizado pela A Mais Produtora e o Grupo Confesso, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!