Cinema

Confira dez filmes sobre epidemias avassaladoras

Expansão do coronavírus reacende interesse em obras que retratam doenças

Por Da redação
Publicado em 05 de março de 2020 | 14:30
 
 
 
normal

O aumento impressionante de casos de coronavírus tem preocupado pessoas no mundo todo e levantado a questão: como lidar com a expansão da doença? A resposta pode estar em Hollywood, que nunca negou a sua queda por filmes-catástrofe. Além de meteoros devastadores, desastres naturais e invasões alienígenas, um dos cenários preferidos do fim do mundo no cinema são as epidemias avassaladoras. Confira abaixo dez filmes sobre doenças contagiosas: 

"Extermínio" (2002)

Dirigido por Danny Boyle, conta a história de Jim (Cillian Murphy), que acorda no hospital 28 dias após um vírus parecido com o da raiva devastar o mundo todo. Os poucos sobreviventes têm que lidar com os infectados, que estão em um estado permanente de delírio e agressividade. 

"Contágio" (2011) 

Um vírus letal se espalha pelo mundo a uma velocidade assustadora, enquanto a comunidade científica tenta desesperadamente encontrar uma cura. Dirigido por Steven Soderbergh, o elenco de primeira linha conta com  Matt Damon, Jude Law, Kate Winslet, Laurence Fishburne, Marion Cotillard e Gwyneth Paltrow. 

"Epidemia" (1995) 

Para evitar que um vírus parecido com o ebola se dissemine, os EUA bombardeiam uma vila na África. Mas um macaco contaminado escapa e acaba contrabandeado para os EUA, espalhando a doença em uma pequena cidade norte-americana. Além de Dustin Hoffman como o personagem principal coronel Sam Daniels, o filme também conta com Morgan Freeman, Cuba Gooding Jr. e Kevin Spacey. Na época do seu lançamento, a República Democrática do Congo (então conhecida como Zaire) vivia justamente um surto de ebola. 

"Ensaio Sobre a Cegueira" (2008)

Baseado no livro do escritor português José Saramago do mesmo nome e dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, mostra um surto de cegueira que se espalha em uma cidade, causando um colapso na sociedade. A única pessoa imune é a personagem (sem nome) de Julianne Moore, que, junto do marido, um médico (Mark Ruffalo), enfrenta as condições cada vez piores nos campos criados para receber os doentes. 

"Eu Sou A Lenda" (2007)

O virologista Robert Neville (Will Smith) vive em uma Nova York abandonada, onde investiga uma cura para uma alteração do vírus do sarampo, que matou 90% da humanidade. Os infectados sobreviventes se tornaram criaturas parecidas com vampiros, vulneráveis à luz solar. Imune ao vírus, Neville acaba surpreendido por Anna (Alice Braga) e Ethan (Charlie Tahan), que estão em busca de uma colônia de sobreviventes.

"Guerra Mundial Z" (2013) 

O filme tem Brad Pitt como Gerry Lane, um ex-funcionário da ONU que roda o mundo (Coreia do Sul, Israel, País de Gales, EUA), atrás de uma cura para uma doença que transforma as pessoas em zumbis. A doença se espalha rapidamente e contamina praticamente todas as pessoas do planeta. Com mais de US$ 540 milhões arrecadados, é o filme de maior sucesso financeiro da carreira de Pitt.

"Os Doze Macacos" (1996)

Outro filme com Brad Pitt, que vive Jeffrey Goines, um doente mental suspeito de liderar uma seita responsável por soltar um vírus mortal no mundo. Em 2027, James Cole (Bruce Willis) é enviado para o passado para tentar impedir a disseminação da doença, mas acaba internado no mesmo hospício que Goines. 

"Planeta dos Macacos: O Confronto" (2014) 

Segundo filme do reboot da série clássica, “O Confronto” mostra o colapso da civilização humana após uma epidemia. O mesmo vírus que dizimou os humanos transformou os macacos em animais inteligentes, liderados por César (Andy Serkis). Dez anos depois do colapso, seres humanos sobreviventes tentam um acordo com os símios para reativar uma usina hidrelétrica, mas os conflitos adormecidos logo vêm à tona. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!