Interessa

Conservatório UFMG promove conversa entre regentes sobre desafios da pandemia

O bate-papo vai discutir a valorização das atividades culturais presenciais e os aprendizados, desafios, dificuldades e soluções da quarentena

Por Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2021 | 14:46
 
 
 
normal

Nesta terça-feira, 22, 19h30, o Conservatório UFMG realiza o programa ao vivo Diálogos – O Presente da Música. O encontro receberá os convidados Arnon Oliveira, maestro regente do Coro Madrigale, Lara Tanaka, maestrina regente do Coral Lírico de Minas Gerais, e Lincoln Andrade, maestro regente do Ars Nova – Coral da UFMG. Os regentes conversarão sobre o tema Coro virtual - respiro ou suspiro?.

O bate-papo objetiva discutir a valorização das atividades culturais presenciais e os aprendizados, desafios, dificuldades e soluções diante do atual cenário da pandemia da Covid-19, além de apresentar pequenos trechos das passagens dos Corais nos palcos do Conservatório UFMG.

O programa Diálogos - o presente da Música é realizado quinzenalmente, sempre às terças-feiras, às 19h30, e exibido ao vivo pelo canal do Conservatório UFMG no YouTube (www.youtube.com/conservatorioufmg).

Convidados

Arnon Oliveira, regente e diretor artístico do Coro Madrigale, é graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da UFMG. Mestre em Musicologia com ênfase em Música Brasileira pela UNIRIO. Doutor em História, com ênfase em História Social da Cultura pela UFMG. Professor de Regência na Escola de Música da UFMG. Coordenador do Núcleo de Música Coral e dos corais do Centro de Musicalização Integrada (CMI) da UFMG. Pesquisador e musicólogo responsável pelo resgate e primeira apresentação de várias obras de compositores de Minas Gerais, do período colonial e do século XX (Lobo de Mesquita, Pe. João de Deus de Castro Lobo, Manoel Dias de Oliveira, Hostílio Soares).

Lincoln Andrade, coordenador e regente do Ars Nova Coral da UFMG, possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA) e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA). Atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Recebeu premiações no Festival Internacional de Coros em Atenas (Grécia), em 1994 e 2004. Atualmente, é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lara Tanaka, regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais, estudou piano no Conservatório Mineiro de Música e Regência na Escola de Música, instituições da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e com as orquestras da Musicoop, Orquestra da Universidade Federal de Ouro Preto e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. De 2008 a 2012 atuou como cravista na Oficina de Música de Curitiba. Em 2013, foi pianista do Coral Ars Nova da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi regente titular do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes de 2001 a 2015.

Serviço:

Diálogos – o presente da música | Coro virtual - respiro ou suspiro?

Convidados:

Arnon Oliveira (maestro regente Coro Madrigale)

Lara Tanaka (maestrina regente Coral Lírico de Minas Gerais)

Lincoln Andrade (maestro regente Ars Nova Coral da UFMG)

Data: 22 de junho

Horário: 19h30

Transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/conservatorioufmg

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!