Neste sábado

Damião Cordeiro lança 'Carne de Dois Pelos' na Casa da Floresta

Terceiro livro do autor faz homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna e ao Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade

Por O TEMPO DIVERSÃO
Publicado em 24 de junho de 2022 | 14:37
 
 
 
normal

Natural da comunidade rural de Lagoa, Serranópolis de Minas, o poeta Damião Cordeiro lança seu terceiro livro de poesias “Carne de Dois Pelos” (Páginas Editora) neste sábado, a partir das 16h, na Casa da Floresta. Além da sessão de autógrafos, haverá sarau com poesias de Damião, e a presença do DJ Balzzac (Bruno Costa).

Cordeiro é também autor de “Lábios de porco”, pela Páginas Editora, e “Pescados do mundo”, pela Sempre-viva Editorial.   “Um autor que gosta de incongruências, levezas e eternidades, além de colocar a morte à espreita. Vai numa direção e resolve voltar, deixando pegadas, não mais do que isso. Não haverá um mapa fácil nas mãos do leitor. É capoeira”: assim a escritora Mara Narciso apresenta o escritor.

Já a geógrafa Marie Hélène Tiercelin Santos, companheira de Milton Santos, lembra a época em que Damião era seu aluno do pré-vestibular, em 2003. Com o pseudônimo “Poeta do Acaso”, ele escrevia no quadro um verso ou dois, deixando “no ar uma leveza impalpável, a beleza das palavras que escapam do peso morno do cotidiano”.

Damião é formado em Letras pela PUC-SP. Depois de morar por quase 30 anos em São Paulo, ele voltou a residir no sertão, onde cuida de plantas e bichos. É um “lavrador na capital” e um “cosmopolita em sua aldeia”, como descreve o jornalista Délio Malheiros.


Entre os poemas do livro, está “Gold placa”:
Em evidência 
clara
- sem dilema –
galos manhãs
beliscam
a casca do novo
para extrair 
a gema.

A Casa da Floresta fica na rua Silva Ortiz, 78, no bairro Floresta.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!