Após uma bem-sucedida e elogiada primeira temporada, o drama sobrenatural “Desalma”, escrito por Ana Paula Maia, ganha continuação no Globoplay. Os dez novos episódios, que estreiam nesta quinta-feira (28) na plataforma de streaming, trazem no elenco, novamente, as atrizes mineiras Anna Melo e Camila Botelho em papéis de destaque na trama – elas são, respectivamente, Halyna e Melissa. As histórias das duas personagens se cruzam de uma maneira intensa nesta segunda parte da série, que trará reencontros importantes em um universo de magia e mistério. 

“Viver a Halyna é uma aventura deliciosa. Vivê-la de novo significou descobrir ainda mais sobre ela, novos comportamentos e sentimentos, sem julgar, porque a situação agora é outra, do invisível, do místico e da realidade”, conta Anna, que nasceu em Araxá, no Alto Paranaíba.

Camila, que nasceu em Varginha, no Sul de Minas, e foi criada em Sete Lagoas, na região Central do Estado, revela que o encontro com a personagem foi um pouco diferente. “Eu não cheguei a reencontrar tanto a Melissa. Eu entrei na segunda temporada já trabalhando muito para me encontrar com a Halyna. Foi muito incrível porque, de certa forma, foi como se eu estivesse fazendo outra personagem, que é uma coisa muito rara de acontecer em séries, que geralmente são mais realistas”, diz a atriz. 

Novos comportamentos? Outra personagem? Ler as declarações das duas mineiras, em um primeiro momento, pode aumentar ainda mais o clima de mistério sobre a segunda parte de “Desalma”. Mas calma que O Tempo te explica e revela uma parte dos “segredos” da série. Para isso, é preciso relembrar os últimos acontecimentos da primeira temporada (se você não assistiu, atenção: contém spoiler!).

 

Personagens vão dividir o mesmo corpo

Halyna, que morreu na noite da celebração de Ivana Kupala – tradicional festa pagã e uma das principais comemorações do calendário eslavo –, retorna à vida 30 anos depois, após um ritual repleto de misticismo e complexidade, por meio do corpo de Melissa. Assim, Halyna finalmente se reencontra com a mãe, a bruxa Haia (Cássia Kis), na fictícia Brígida, uma colônia ucraniana no Paraná. Juntas, elas vão tentar finalizar uma missão na Terra e acertar pendências do passado para seguir sua trajetória em outro plano. 

“Halyna volta com um objetivo claro e faz o possível para que se realize. Vai afetar alguns personagens por conta disso, mas principalmente o Roman (Nikolas Antunes), que morreu no começo da primeira temporada e tem envolvimento com a morte da jovem”, revela Anna Melo. “O reencontro com Haia é puro afeto! Imagina você ter a oportunidade de voltar à vida e poder abraçar novamente a pessoa que mais ama no mundo. Olha, spoiler não posso dar, mas saibam que ela vai causar em Brígida! Estão preparados?”, instiga a atriz.

Uma das pessoas que mais vai sofrer as consequências do retorno de Halyna é a personagem interpretada por Camila Botelho, que na trama é a filha mais velha de Giovana (Maria Ribeiro) e Roman. “Melissa está possuída pela Halyna, e ela tenta voltar a esse corpo. Na verdade, Halyna e Melissa estão disputando esse mesmo corpo, e existe um embate ali entre elas. A Halyna no corpo da Melissa não é a Halyna, é uma mistura das duas. Eu acho que este é o maior spoiler que eu posso dar”, revela a mineira de Sete Lagoas.

Situações sobrenaturais nos bastidores

O sobrenatural dá o tom à série “Desalma”. Nas gravações da primeira parte da história, elenco e produções relataram algumas “coincidências” nos bastidores, como nevar em uma das locações – fato que não acontecia na região havia muitos anos – e um incêndio misterioso em uma cabana onde também a série teve cenas gravadas. Desta vez esses eventos também se repetiram nos bastidores, segundo conta Anna Melo.

“No último dia de gravação, quando estávamos fazendo um dos rituais da história, na hora do ensaio para a câmera, um animal urrou do meio da floresta lá em São Francisco de Paula (cidade do Rio Grande do Sul). Não conseguimos identificar qual animal era exatamente. Foi como se ele estivesse me respondendo porque eu emitia alguns sons durante o ritual, me arrepiei!”, relata a atriz. 

Equipe

O elenco da segunda temporada de “Desalma” conta com nomes como Cláudia Abreu, André Frateschi, Ismael Caneppele, João Pedro Azevedo e ganha o reforço de Fábio Assunção e Malu Galli. A direção artística é de Carlos Manga Jr.