Gastrô

Dia da Pizza: cinco lugares em BH para comer uma redonda diferenciada

Confira uma seleção de endereços na capital mineira para celebrar neste domingo, dia 10

Por Lorena K. Martins
Publicado em 10 de julho de 2022 | 04:41
 
 
 
normal

O Dia Nacional da Pizza (10 de julho) é comemorado desde 1889, quando o rei Humberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita foi elaborada pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito, em Napole, na Itália, no séculos XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: muçarela (branco), tomate (vermelho), manjericão (verde), dando origem à pizza margherita.

Que tal aproveitar este domingo (10) para experimentar sabores e estilos de redondas diferentes na cidade? Em BH, não faltam opções com grande variedade de sabores e de casas especializadas na iguaria italiana.

La Vera
Italianíssima, a pizzaria La Vera, do chef Leonardo Fontanelli, é a única pizzaria em Belo Horizonte com o título “Petra Selected Partner”, concedido pela Petra, marca de farinha 100% italiana produzida no moinho Quaglia, a partir da seleção dos melhores e mais macios trigos moídos em pedra. A maioria dos ingredientes vêm da Itália, como azeite extra virgem, mortadela com pistache, anchova, alcaparra e o molho de tomate.
Rua Pium-Í, 784 - Cruzeiro

Pitza 1780
Criada pelo gastrônomo Eduardo Maya, a Pitza 1780 segue a estrutura italiana e a massa é maturada por 72 horas, o que permite uma boa oxigenação. Já os recheios são feitos a partir da sazonalidade e de ingredientes mineiros, como castanha de baru e requeijão de raspa. De tempos em tempos, a pizzaria lança redondas assinadas por outros chefs da cidade como Felipe Rameh, Agnes Farkasvölgyi, Gabe Andrade e Rusty Marcellini.
Rua Antônio de Albuquerque, 749 - Funcionários

Popolare
Criada pelo chef Raffaele Autorino, a Popolare faz a autêntica pizza italiana artesanal, com massa levíssima, um molho de tomate bem feito e sabores diversos como Marinara (leva pomodoro italiano, azeite, orégano, alho e manjericão) e Amatriciana (famoso molho italiano, onde se cozinha o tomate com cebola e bacon durante horas, finalizada com mozzarella de bufala e queijo tipo grana). 
Rua Gustavo Pena, 212 - Horto

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by POPOLARE (@popolarepizza)

Barolio
O restaurante, especializado na culinária de Nápoles, na Itália, considerada capital mundial da pizza, oferece em seu cardápio opções variadas da iguaria. A farinha de trigo utilizada na massa vem diretamente da cidade italiana. A massa fermentada naturalmente e é colocada em forno 100% a lenha, com temperaturas acima de 350ºC.
Alameda Oscar Niemeyer, nº 1033 – Loja 04 – Bairro Vila da Serra

 

Giaco Pizzaria
A Giaco Pizzaria trouxe para a capital mineira a “deep dish”,  tradicional na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Com bordas altas, massa fina, ingredientes cobertos pelo molho e “afundados” em muito queijo, essa iguaria norte-americana foi criada quando imigrantes italianos chegaram à terra do Tio Sam, por volta dos anos 1800 e 1900, unindo as combinações culturais e gastronômicas estadunidenses com o país europeu. 
Rua Jordânia, 180 – Ouro Preto

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Giaco Pizzaria (@pizzagiaco)

Fole - Forno da Levindo
Aberta há dois meses em BH, a Fole é uma pizzaria fruto da parceira entre os já conhecidos Cabernet Butiquim e o Restaurante do Ano. O local produz pizzas de longa fermentação com farinha italiana, ingredientes selecionados, com uma carta de vinhos descomplicados e cocktails clássicos. 
Rua Levindo Lopes, 158 - Savassi

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!