Para a garotada

Dia Mundial da Água é celebrado com o musical infantil 'O Tubarão Martelo'

No espetáculo, um navegador parte para o oceano visando localizar um grande tesouro, mas, no percurso, se encanta mesmo é com a riqueza da fauna

Por Patrícia Cassese
Publicado em 21 de março de 2021 | 03:00
 
 
normal

O musical infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” celebra o Dia Mundial da Água realizando uma apresentação neste domingo,  às 16h, com transmissão pelo canal do projeto no YouTube (youtube.com/otubaraomartelo). Cereja do bolo: a iniciativa é solidária e as pessoas poderão fazer suas doações em prol do Projeto Assistencial Novo Céu, organização social sem fins lucrativos que acolhe, em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, em situação de vulnerabilidade social.

O musical foi pensado como um programa para toda a família, no qual as crianças vão aprender, por meio das canções, sobre alguns animais marinhos e, mais que isso, a importância de cuidar do meio ambiente. Criador do projeto - que já reúne dois DVDs com vídeos de animação infantil e a peça teatral -, Cláudio Fraga explica que, devido ao agravamento da pandemia e as restrições mais severas impostas pelo estado e município, para garantir a apresentação online, a produção optou por gravar o espetáculo na semana passada, no palco do Teatro Centro Cultural Unimed-BH Minas, seguindo os protocolos recomendados. "O público está, portanto, recebendo uma exibição inédita, feita com todo o nosso carinho, gravada no formato ao vivo. E às 16h, eu e o capitão Jack, meu personagem, vamos acompanhar pelo YouTube para interagir com crianças e papais que estiverem online conosco, ao vivo".

No espetáculo, um navegador parte para o oceano com o objetivo de localizar um grande tesouro. No percurso, se encanta com a riqueza e a beleza da fauna. "O nosso espetáculo  conta a história do Capitão Jack, que tem um grande objetivo: achar tesouros no fundo do mar. Conforme vai se encontrando com os animais marinhos, vai sendo tomado por um encantamento. Percebe, então, que encontrou o maior de todos os tesouros - que não é ouro, nem prata e, sim, a beleza da vida, representada pelo ambiente marinho", pontua Cláudio, lembrando que trata-se de uma grande produção, na qual, sob a batuta do coreógrafo Jonathan Miranda, dez dançarinos se revezam no palco vestidos dos personagens, como os mascotes gigantes golfinho, a baleia, o siri, o tubarão martelo, a tartaruga marinha e o peixe-palhaço, além de peixinhos, estrelas mar, animais abissais e as duas sereias que contracenam com o Capitão Jack. "São cerca de 50 minutos de duração ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos. O roteiro é assinado por mim, junto a Ana Luisa Alves".

E acrescenta: "Escolhemos o Dia Mundial da Água por se tratar de um show no qual reforçamos a conscientização ambiental, com um roteiro que sempre caminha com dicas de preservação do meio ambiente, da água, ou seja, com os cuidados que devemos ter com a nossa casa, o planeta Terra". Cláudio Fraga revela que desde o início da pandemia, já era um grande desejo fazer a apresentação em território virtual "e levar alegria às crianças e famílias". Mas havia um problema: a magnitude da produção.

"Temos uma equipe de quase 30 profissionais e ficaria inviável manter essa estrutura, sem um aporte financeiro. Como também trabalhamos com leis de incentivo, e o nosso projeto não tinha previsto a realização de eventos online, precisamos pedir uma readequação junto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Conseguimos a aprovação e, agora, trabalhamos na melhor forma de fazer a apresentação com o olhar atento do diretor Carlos Magalhães, do Rio, que tem larga experiência em vídeo, tendo já dirigido, dentre muitas produções da Globo, os infantis 'Sítio do Pica-pau Amarelo', 'TV Globinho' e 'Criança Esperança'. Então, agora, temos esse presente para os fãs do nosso musical. Queremos levar um pouco de alento às famílias neste momento tão difícil que nosso país e o mundo está passando". 

Mas enquanto a viabilização da montagem adaptada não era possível, com recursos próprios e ajuda de profissionais voluntários, a produção disponibilizou ano passado, no canal do projeto no YouTube, vídeos gravados com profissionais convidados, como o professor de violão Ricardo Novais, que ensina a tocar a música tema, "O Tubarão Martelo"; o coreógrafo Jonathan Miranda, que ensina as coreografias dos personagens mais queridos do musical - Tartaruga Marinha, Siri Azul e o Tubarão Martelo; a estilista Ananda Sette, que ensina a fazer um tubarão martelo com meia usada. "Também tivemos dicas de saúde com a oftalmologista Mariana Senff e de alimentação saudável, com a nutricionista Natália Passos. Tudo com o objetivo de estarmos próximos das crianças e famílias, falando com elas e na linguagem delas. Esses vídeos, aliás, são um sucesso de acesso. Vale dizer que no canal também estão os 20 vídeos de animações, cada um sobre um animal marinho, com suas características e habitat. Juntos, somam mais de 13 milhões de visualizações", brinda Fraga.

Mais que os views, ele revela que a convicção de que estão no caminho certo vem das dezenas de vídeos de crianças cantando e dançando (diante dos vídeos animados) que a produção recebe. "Elas fazendo as coreografias do musical ou imitando um personagem. Ali percebo a importância desse trabalho, que é uma entrega de qualidade, feita com responsabilidade, conteúdo educativo, no qual as crianças aprendem e se divertem. Elas estão muito ligadas na internet - agora, ainda mais, já que sair de casa ficou ainda mais restrito, e a telinha se tornou uma aliada para conter a ansiedade. O teatro à distância pode proporcionar momentos lúdicos, transportando o público ao mundo da imaginação, onde tudo é possível. E acredito que é nosso dever, enquanto artistas, poupar as crianças, pelo menos por alguns instantes, e por meio do entretenimento de qualidade, de assuntos tão duros, em relação aos quais elas nada podem fazer".

Drive-in
Ano passado, em agosto,  o espetáculo fez a única apresentação presencial do ano, no modelo drive-in. "O sentimento foi de muita alegria, sentimos o quanto estar ali estava sendo importante para as crianças. Muitas em cima da capota dos seus carros, fantasiadas de algum personagem do nosso musical. Uma grande emoção contagiou a todos, com um buzinaço, em vez de palmas", lembra ele. 

"Recebemos muito carinho dos pais e crianças ali mesmo, vendo as carinhas felizes cantando junto e também depois, com depoimentos e inúmeros vídeos publicados espontaneamente nas redes socias, sempre marcando o @tubaraomartelo . Temos a gratidão de ter sempre ingressos esgotados em nossas apresentações. E, naquele dia, não foi diferente. Os ingressos disponibilizados esgotaram-se poucas horas depois de serem anunciados", brinda Cláudio Fraga.

Serviço:
Live O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar 
Dia 21 de março, domingo, às 16h
Acesso gratuito pelo Youtube: https://bit.ly/3ga6qJ2
Informações pelas redes sociais: @otubaraomartelo 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!