Entrevista

Diogo Nogueira fala sobre a live de aniversário, homenagem ao pai e gastronomia

Filho de João Nogueira, cantor e compositor faz show online neste domingo (25) para celebrar seus 40 anos com muito samba e comida boa

Por Bruno Mateus
Publicado em 23 de abril de 2021 | 07:07
 
 
 
normal

Diogo Nogueira completa 40 anos na próxima segunda-feira. Será seu segundo aniversário comemorado na pandemia – ou, como ele gosta de dizer, celebrado online. O cantor e compositor fará uma live neste domingo (25) (detalhes ao fim da matéria) para festejar quatro décadas de vida com samba e comida boa. Em 2020, quando fez o mesmo, ele não imaginava que, um ano depois, teria de repetir a dose por força do contexto pandêmico. “É terrível o que estamos vivendo, com tantas mortes, contaminação em alta e caos na saúde. Estamos sem direção e sem exemplos que possam reverter este quadro. É tudo muito triste, mas precisamos acreditar e cobrar dos nossos governantes atitudes ágeis e responsáveis para vacinarmos todos no menor tempo possível”, ressalta.

Agora, a festa tem um gostinho diferente. Chegar aos 40 tem um significado diferente para esse carioca, filho de João Nogueira (1941–2000), um dos maiorais do nosso samba, que sempre teve a música como alegre parceira em casa e nas rodas que viu desde criança. “Estou me preparando para os 40”, ele diz, “porque todo mundo diz que é a melhor fase da vida e eu estou quase lá”. Maturidade, experiência, novos aprendizados e, claro, samba, é o que ele quer.

O ano de 2021 um também é um ano especial por um outro motivo: João, falecido em 2000, faria 80 anos em novembro e continua sendo o principal guia do artista. Quando a carreira de jogador de futebol – Diogo chegou a jogar como atacante do Cruzeiro de Porto Alegre – deu errado por conta de uma séria lesão no joelho, ele voltou a morar no Rio de Janeiro e João estava lá, para incentivar o filho. “A maior prova disso foi quando ele me chamou ao palco para cantar sozinho pela primeira vez num show em Salvador. Dali em diante, tudo aconteceu naturalmente”, conta o compositor.

Desde então, já são dez discos e quatro DVDs em 13 anos de carreira. “Meu pai é minha inspiração até hoje. Ele é uma grande referência, não só pra mim, mas para toda uma geração de músicos e compositores. É um cara que, além de ter sido um grande compositor, sempre se posicionou em defesa do samba e da cultura brasileira. E isso eu carrego comigo”, ele pontua.

Inquieto

Diogo Nogueira diz ser um artista inquieto. A pandemia bagunçou os planos do sambista e o deixou longe dos palcos, mas não foi capaz de interromper sua produção. Desde março do ano passado, fez várias lives – os shows online já acumularam mais de 10 milhões de visualizações – e, recentemente, lançou o single “Bota Pra Tocar Tim Maia”, que ultrapassou 1 milhão de plays em apenas três semanas. A trilogia “Samba de Verão” também foi lançada com sucesso.

O projeto audiovisual contou com os shows “Sol”, “Céu” e “Lua”, todos eles gravados em uma balsa na Baía de Guanabara, no Rio, e com participações de Zeca Pagodinho e Grupo Fundo de Quintal, além de nomes da nova geração do samba. “Foi um desafio enorme, tivemos que ter uma preparação grande, com muitos testes e distanciamento, mas foi um prazer enorme realizá-lo. Ver o resultado compensou tudo”, observa o cantor.

Diogo Nogueira não quer deixar a bola cair e não para de pensar em novos projetos. Quer ampliar parcerias e diz, sem dar muitos detalhes, que em breve terá novidades para contar aos fãs. O que já se sabe é que ele irá lançar “Samba de Verão” em CD e DVD. “Meu público pede, quer ter o produto físico em casa e acho isso muito legal”, destaca o compositor.

Samba, homenagem ao pai e gastronomia

A live de aniversário vai acontecer em um clima bem familiar. Em casa, Diogo Nogueira vai cantar e preparar um prato especial para marcar seus 40 anos. Assim como o samba e o futebol, a gastronomia faz parte da vida dele desde a infância, quando aprendeu a cozinhar vendo os pais na cozinha e ele ficava por ali ajudando. João Nogueira adorava receber amigos nas rodas de samba em sua casa e também ficava por conta do cardápio. “Era aquela cantoria regada a comida boa. E minha mãe também é craque, manda muito bem. Foi daí que veio meu gosto pela gastronomia”, conta.

O gosto virou um projeto pessoal. Além de um site, “Diogo Na Cozinha” virou livro de receitas. A publicação foi indicada pelo Gourmand Awards Internacional, maior premiação de editoração de gastronomia e vinhos do mundo, entre as 12 melhores na categoria “Celebrity Chef – World”. O resultado sai em junho.

Amante da culinária brasileira, o sambista vai do mexidão da madrugada a pratos mais sofisticados, passando pela galinhada, rabada e sobremesas. O carro-chefe dele, no entanto, são os pratos com frutos do mar. “Essa é a minha especialidade e sempre preparo com um arroz ou uma massa. É meu prato preferido.”

Aniversário

A live que celebra os 40 anos de Diogo Nogueira acontece neste domingo (25), às 12h, com transmissão pela canal do sambista no YouTube. O repertório conta com canções de toda a carreira de Diogo, além de uma homenagem ao pai, João Nogueira, relembrando “Homem dos Quarenta”, marcante disco que também completa quatro décadas em 2021. “Ou seja, um festa bem família”, diz o músico.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!