Gabriel Villela, um dos mais premiados diretores de teatro do Brasil, está entre nós. Vencedor de 10 prêmios Shell, o mineiro radicado em São Paulo tem passado temporadas em Belo Horizonte para ensaios da peça “Auto da Compadecida”, próximo espetáculo do Maria Cutia, que irá se debruçar sobre o clássico de Ariano Suassuna. Para viabilizar o espetáculo, a companhia criou uma campanha de financiamento na internet, que pode ser acessada pelo link www.evoe.cc/grupomariacutia.
A intenção do grupo é arrecadar R$ 40 mil para custear a peça, que tem previsão de estreia em julho, em local a ser definido. No próximo sábado (13), o elenco promove outra ação para levantar recursos. Eles ocupam a pista de patinação do Parque Municipal, no centro, onde apresentam a peça “Na Roda”, primeiro trabalho da companhia. A entrada é gratuita.
A montagem promete, afinal Villela é um diretor experimentado e reconhecido, e sua parceria com o grupo é parte das comemorações pelos seus 60 anos de vida. De carreira extensa, encenou trabalhos com o Grupo Galpão ao longo de três décadas, como “Rua da Amargura”, “Romeu e Julieta” e “Os Gigantes da Montanha”. “Gabriel traz uma nova abordagem da obra de Suassuna. Será uma obra ampla, atemporal, com um olhar mais irônico, sarcástico, do ‘jeitinho brasileiro’ para resolver as coisas”, antecipa a atriz Mariana Arruda.
Sua trajetória também é marcada pela pesquisa em cultura popular, barroco mineiro e influências do circo. Gabriel Villela já trabalhou com Rosi Campos, Ruth Escobar, Laura Cardoso, entre tantos outros, e dirigiu musicais de Chico Buarque, como "A Ópera do Malandro", "Os Saltimbancos" e "Gota d´Água".
Mesclar música, teatro e palhaçaria é uma das marcas do Maria Cutia, grupo que existe desde 2006. A companhia também é reconhecida por montagem de peças destinadas ao público infantojuvenil, mas o novo trabalho é um espetáculo adulto.
Além de Gabriel Villela, o espetáculo conta com Lydia del Picchia como assistente de direção, Babaya como preparadora vocal e direção musical, Fernando Muzzi também como diretor musical e José Rosa como assistente de figurino. Polyana Horta, Malu Grossi, Lucas DeJota e Marcelo Veronez são os atores convidados. O Maria Cutia é formado pelos atores Leonardo Rocha, Hugo da Silva e Mariana Arruda.