Audiovisual

Eder Santos participa de bate-papo online no Cine 104, que exibe ‘Deserto Azul’

Neste sábado (26), videoartista mineiro fala sobre sua trajetória em programação do Centoequatro e celebra oportunidade de mostrar filme ao grande público

Por Bruno Mateus
Publicado em 26 de setembro de 2020 | 09:11
 
 
 
normal

A aproximação entre arte e tecnologia e apostar em experimentações de linguagens em projetos híbridos, que mesclam artes visuais, cinema, teatro, vídeo e novas mídias são uma realidade para o realizador belo-horizontino Eder Santos desde meados dos anos 80, quando ele foi um dos precursores e pioneiros da videoarte no Brasil e seu “Interferência” ganhou a categoria de Melhor Vídeo VHS Experimental no 3º Festival VideoBrasil, em São Paulo.

Desde então, ele alcançou renome internacional, ganhou prêmios, manteve uma produção bastante regular e possui obras que integram os acervos permanentes do MoMA, em Nova York (EUA), e do Centre Georges Pompidou, em Paris, na França, espaços referências em arte contemporânea no mundo.

Um pouco dessa trajetória será repassada em um bate-papo com Eder Santos que acontece neste sábado, às 19h, e encerra a programação de setembro do projeto Cine 104 Em Casa. Além desse encontro virtual, outra novidade chegou como um presente para o videoartista, que completou 90 anos na última quarta-feira (23). A ficção-científica “Deserto Azul”, que conta a história de um homem atormentado por suas intuições e sonhos que parte em busca de uma viagem cheia de revelações, será exibido neste sábado e também no domingo.

Gravado em Brasília e no Deserto de Atacama, no Chile, e lançado em 2014, o longa, cujo elenco tem nomes como Odilon Esteves, Maria Luísa Mendonça, Ângelo Antônio e Chico Dias, é uma obra híbrida que mescla cinema, artes visuais, performances e instalações de uma exposição de artes plásticas. Tudo isso é cenário para a narrativa.

“Deserto Azul” passou por alguns festivais nacionais e internacionais, mas só agora chega ao grande público. “Poder exibi-lo agora é uma alegria e um presente, de certa forma. O filme terá links para versões em inglês e português. Estou considerando que ele está estreando agora no Brasil de forma oficial”, comemora o cineasta.

Durante a pandemia, Eder Santos participou da realização da websérie “#Quarentemas”, projeto do Teatro em Movimento - Teatro EmMov Digital. Com a proposta de 20 criar episódios com artistas mineiros, a iniciativa trabalha com experimentações de linguagens audiovisuais e do teatro. Santos foi responsável pela edição e montagem do material.

“É um formato bem diferente, coisa de 3 ou 4 minutos. É sempre uma surpresa, não sabemos o que vem por aí. É experimental e espontâneo. Queremos fazer outra temporada de 20 episódios, uma coisa mais nacional”, explica o realizador, que diz estar vendo trabalhos em novos formatos muito interessantes durante a pandemia.

Programe-se

O bate-papo com Eder Santos, que encerra a programação do Cine 104 em Casa de setembro, acontece nesta sábado (26), às 19h, com transmissão pelo Instagram do Centoequatro. Para ver “Deserto Azul”, o internauta deve acessar as redes sociais do Centoequatro (Facebook, Instagram e site), clicar no link e digitar a senha, que será disponibilizada no mesmo espaço. O filme fica em exibição até as 20h deste domingo (27).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!