FIQ Em Casa

Edição online do Festival Internacional de Quadrinhos começa nesta sexta-feira

Até 3 de julho, evento contempla debates sobre processos criativos e perspectivas do mercado editorial, além de divulgar trabalhos dos profissionais e do público

Por Bruno Mateus
Publicado em 05 de junho de 2020 | 07:01
 
 
 
normal

Tradicional evento do calendário cultural de Belo Horizonte, o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que acontece a cada dois anos desde 1999 e teve a Serraria Souza Pinto como palco das últimas quatro edições, não ficou parado diante da pandemia do novo coronavírus e organizou uma edição especial online. Durante um mês - desta sexta-feira (5) a 3 de julho -, o FIQ Em Casa irá reunir diversas atividades relacionadas ao mundo dos quadrinhos.

Na programação estão previstas 12 lives de 1h de duração (o conteúdo será disponibilizados em 12 podcasts) com quadrinistas e animadores, que, de suas casas, vão falar sobre processos criativos e irão compartilhar suas rotinas de trabalho; e entrevistas com pesquisadores, editores e produtores de conteúdo sobre o mercado editorial. Debates sobre a produção no período da quarentena, panorama da animação em Minas e a difusão do trabalho de quadrinistas mineiros e de profissionais de todo o Brasil também terão lugar na grade de programação. Tudo acontecerá, claro, de maneira virtual, seguindo os protocolos de saúde.

As transmissões ao vivo contam com intérprete de libras e vão acontecer pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e também pelas redes sociais do evento: Instagram, Facebook e Twitter. Acesse a programação completa aqui.

Diversidade

Segundo a diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura, Ana Freire, diante da pandemia o FIQ, que é um dos maiores encontros de quadrinhos da América Latina, foi repensado e planejado no sentido de contemplar os temas mais diversos possíveis dentro do universo dos quadrinhos, da ilustração e da animação, novidade na edição 2020 e que veio para ficar. A gestora destaca a força democrática da internet e diz que a utilização das plataformas digitais pode ampliar o público do evento e instigar pessoas a consumirem arte.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Anota na agenda! Na sexta-feira, dia 05/06/20, a gente realiza nossa primeira transmissão: um bate-papo com a quadrinista e editora Germana Viana (SP) e o editor Guilherme Kroll (SP) sobre como está o mercado de quadrinhos no Brasil! Participe acompanhando a nossa transmissão ao vivo no Youtube e no Facebook, mande suas perguntas e faça parte do #FIQemCasa! A gente se encontra às 16h! A programação é livre para todos os públicos e respeita os protocolos de saúde vigentes e integra a campanha da Prefeitura de Belo Horizonte de combate a pandemia da Covid-19. #fiqueemcasabh #fmc #bhfazcultura #culturabh #belohorizonte Programação completa no portalbelohorizonte.com.br/FIQemcasa https://www.youtube.com//canalFMC www.facebook.com/FIQBH www.instagram.com/fiqbh

Uma publicação compartilhada por FIQ-BH (@fiqbh) em

Por outro lado, Ana reforça que o momento é de entender a tecnologia, a necessidade de seu uso e suas demandas. “É preciso ter um equilíbrio na programação online, que é um caminho sem volta, e, ao mesmo tempo, não perder a arte do encontro, da troca presencial, que é um dos focos dos festivais”, pondera Ana Freire.

A curadoria do festival, que aconteceria em maio, ficou a cargo da quadrinista e pesquisadora Aline Lemos, do designer e ilustrador Vitor Caffagi, do diretor e roteirista Erick Ricco, e da quadrinista Rebeca Prado. A concepção do festival começou a ser pensada ainda em 2019. Aline, que também vai participar de uma das lives, reforça o caráter diverso e inclusivo do festival sob várias aspectos, além da abordagem sobre o processo criativo dos artistas, o mercado e outros temas de interesse do público leitor.  

“Tivemos que nos adaptar e pensar nessa programação online que seguisse o princípio da diversidade, que já é tradição do festival. Buscamos e nos esforçamos para dar voz às mulheres, a comunidade LGBT e às pessoas não brancas”, diz a quadrinista e curadora do FIQ.

#FIQemCasaDesenhando

Um dos destaques da programação do FIQ é o #FIQemCasaDesenhando, que vai abrir espaço para a produção de profissionais e também do público durante a quarentena. Para ter as produções divulgadas nas redes sociais do evento, basta compartilhar desenhos e ilustrações com a hashtag.

Programe-se

O quê. Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ em Casa

Quando. Desta sexta-feira (5) de junho a 3 de julho

Onde assistir. Lives - canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e no Facebook do FIQ; vídeos dos artistas no Instagram do FIQ e podcasts pelo site.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!