Novidade

Em bate-papo virtual, Flipoços anuncia parceria com Martins Fontes

A Livraria Flipoços em parceria com a Martins Fontes será aberta ao público em julho, com o festival, mas será definitiva como mais um canal de comunicação

Por Patrícia Cassese
Publicado em 09 de abril de 2021 | 17:46
 
 
 
normal

Para anunciar as novidades da sua 16ª edição, que acontecerá virtualmente entre os dias 21 e 25 de julho, a organização do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 9, um encontro virtual com editoras e imprensa. Tendo como tema “Literatura, Design e Tecnologia: a nova década em suas mãos”, o evento terá, este ano, uma livraria oficial: a Martins Fontes, cujo CEO, Alexandre Martins Fontes, também participou do bate-papo. Outra presença foi Flavia Silvestre, do grupo Clapme, de comunicação e tecnologia, focado em vídeo e streaming, responsável pela plataforma na qual o evento poderá ser acompanhando Brasil (ou mesmo mundo) afora. 

No início da coletiva, Gisele Ferreira, mentora da Flipoços, lembrou que o último ano foi complexo e difícil, mas que em momento algum cogitou-se não realizar uma nova edição este ano. E adiantou que uma das inovações buscadas, no âmbito da tecnologia, foi o acesso rápido e descomplicado ao site oficial, permitindo ao internauta ter uma visualização das duas salas em que a programação vai estar acontecendo, para escolher na qual vai entrar. "O objetivo foi melhorar a aproximação dos leitores (com o evento). A gente sabe que no modelo virtual as coisas perdem o calor (do encontro possibilitado pelo presencial)", reconhece. Com a nova configuração da plataforma, a ideia é tentar minizimar os efeitos desta distância entre autor, leitor e livro. "Fazer com esses três pilares tenham a maior proximidade possível".

Outro tópico considerado foi facilitar o acesso do público à programação dos cinco dias de evento, "de forma rápida, prática e fácil", destacou Gisele. "Privilegiamos a fácil navegação, a facilidade de estar neste ambiente, nos preocupamos que não tenha nenhum senão, dificuldade para login, nada. A meta foi encontrar soluções simples e fáceis. E, ainda, fazer com que o internauta possa acessar todos os convidados da nova edição de forma única, saber quem são". 

Realçar  a força das editoras brasileiras é outra preocupação da equipe. Um grande diferencial citado na conversa estaria na forma como as editoras poderão apresentar seus produtos, potencializando visualizações e até mesmo vendas instantâneas. Para tal, será inserido um carrossel de livros/produtos logo abaixo da sala virtual, com até 20 títulos que serão visualizados na hora que a atividade estiver acontecendo. Com a dinâmica, Gisele entende que, ao fim de cinco dias, será possível divulgar 1600 livros.

Acesse o site www.flipocos.com

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!