“A gente que gosta de escrever nunca para. Parece que tem uma força que impele sua mão e sua mente para produzir palavras e versos”, diz, com voz tranquila e pausada, a escritora Elizabeth Rennó, 89. Essa força a qual ela se refere se manifesta com frequência na vida da intelectual, que lança, nesta quinta-feira, seu 14º livro na Academia Mineira de Letras, casa que presidiu de 2016 a junho deste ano, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.
Desta vez, Elizabeth empresta sua verve literária aos poemas de “Quântico”. Em 128 páginas, ela reúne tanto sua produção recente quanto alguns escritos já publicados, mas que considera coerentes com o que ela queria demonstrar neste novo projeto.
“Quântico” trabalha a palavra em sua totalidade, como se fossem átomos alheios às interferências de leis universais, de inércia ou de pressão. A verdade está, portanto, na interpretação de cada leitor.
“Considerei os versos como partículas atômicas, como se fossem quânticos. As letras seriam nanopartículas, que formariam palavras e conceitos, e que a energia é indivisível”, comenta a ocupante da cadeira de número 21 da AML.
Outro traço do livro é a metapoesia. Em alguns poemas, a poesia fala sobre ela mesma, é autorreferencial. “Isso se intercala, sim, no livro. Os versos têm essa propriedade”, explica.
Algo aparentemente ordinário pode provocar o ímpeto literário de Elizabeth. Assídua colaboradora de antologias poéticas, ela mantém viva a inquietação necessária para transformar emoções internas ou coisas cotidianas em inspiração e influências – às vezes, escreve durante um dia inteiro; outras, passa uma semana sem tocar na caneta. Não tem muita regra, exceto sobre o que uma motivação específica: “A sensibilidade é o sentido maior da poesia. Podem ser bons ou ruins, pode ser a beleza ou, principalmente, a dor – esta parece que se transfigura em verso”, afirma.
Agenda
O quê. Lançamento do livro “Quântico", de Elizabeth Rennó
Quando. Nesta quinta-feira, às 17h
Onde. Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes)
Ingressos. Entrada gratuita