Artes Cênicas

Em peça que estreia nesta quinta (10), Teatro Adulto revela outra infância

Espetáculo “Há Muito Não me Sentia Tão, da diretora Cynthia Paulino, trata sobre exclusão e indiferença entre crianças

Por Bruno Mateus
Publicado em 09 de outubro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

O conto “Casa de Bonecas”, da escritora inglesa Katherine Mansfield (1888-1923), narra a história de três irmãs que, como o nome entrega, ganham uma casa de boneca de presente. Felizes, elas mostram o brinquedo para todas as amigas, exceto para duas garotinhas: as filhas de uma empregada doméstica e de um presidiário. 

Essa é uma das inspirações da peça “Há Muito Não me Sentia Tão”, produção da Companhia Teatro Adulto que entra em cartaz amanhã. A outra influência, autobiográfica e corajosa, é a infância da atriz e figurinista Cynthia Paulino, que assina a direção do espetáculo. Período assombrado, difícil e de sentimentos contraditórios para Cynthia. A questão financeira, ela conta, foi motivo de grandes frustrações e traumas pessoais. 

“Meus pais tinham uma relação muito turbulenta, não tinham dinheiro. É difícil você aceitar a sensação de exclusão e que as pessoas – e outra crianças – te valorizam pelo que você tem materialmente”, afirma a diretora, a mais velha de quatro filhos.

Talvez por essa experiência, Cynthia não esconde que é preciso ponderar sobre a infância, essa fase que nem sempre é aquela coisa maravilhosa que nos é vendida em comerciais de condomínios ou shoppings. Somos levados a pensar a criança como um ser angelical, mas nos esquecemos do quanto ela também pode ser cruel e paradoxal. É também sobre esse eixo – por vezes tão escondido – que a obra se debruça.

No palco, as três irmãs são interpretadas por Bella Michielini, Izabella Azevedo e Samara Martuchelli, e o fato de reunir três mulheres em cena é comemorado por Cynthia, que fez questão de jogar com o título da peça. “Há Muito Não me Sinto Tão” deixa algo no ar: “Feliz? Desorientada? (risos) Acho que, neste momento, para o Brasil, pode servir qualquer coisa”, brinca. 

Agenda

A peça “Há Tempos Não me Sentia Tão” será exibida no Teatro João Ceschiatti (av. Afonso Pena, 1537, Centro) quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira).
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!