na justiça

Escritora peruana acusa Disney de plágio por "Frozen"

Segundo Isabella Tanikumi, a história da animação Frozen: Uma Aventura Congelante seria cópia do seu livro autobiográfico, lançado em 2010

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 24 de setembro de 2014 | 19:20
 
 
 
normal

A escritora Isabella Tanikumi entrou na Justiça contra a Disney, acusando-a de plágio. Segundo a peruana, a história da animação "Frozen: Uma Aventura Congelante" seria cópia do seu livro autobiográfico, lançado em 2010. As informações foram publicadas pelo site americano "TMZ".

O sucesso de bilheteria da Disney não teria surgido a partir do conto "The Snow Queen", de Hans Christian Andersen, mas, sim, da própria história de vida da autora. Isabella afirmou que os personagens e os enredo da animação são plágio do seu livro "Yearnings of the Heart" ("Os Anseios do Coração", em tradução livre).

Na obra literária, a escritora revela detalhes da sobrevivência da família a um terremoto em 1970 e conta como foi crescer nas montanhas andinas do Peru. Isabella relata ainda sobre seus conflitos pessoais que teve que enfrentar na época da morte de sua irmã, Laura.

Por outro lado, "Frozen: Uma Aventura Congelante" conta a história de Elsa, que tem poderes especiais ligados ao gelo. No filme, a personagem machuca a irmã caçula, Anna, acidentalmente, por causa da sua capacidade de transformar os objetos em gelo. Por isso, passa por dilemas, tendo que se afastar da família. A animação foi premiada no Oscar desse ano, na categoria de melhor trilha sonora, com a música "Let it go", e chegou a faturar US$ 1,2 bilhão em todo o mundo.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!