Novidade

Espaço do Conhecimento UFMG amplia programação presencial e reabre o Planetário

A partir desta terça-feira (4), museu retoma atividades com ocupação reduzida

Por O TEMPO
Publicado em 04 de janeiro de 2022 | 11:23
 
 
 
normal

A partir desta terça-feira (4), o Espaço do Conhecimento UFMG amplia a programação presencial com ocupação reduzida, atendendo as indicações do Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento do Novo Coronavírus. Assim, o museu fica aberto ao público de terça à domingo, a partir das 12h, e retoma as sessões do planetário - uma por dia, sempre às 14h, com exceção dos sábados, que terá duas agendas, às 14h e às 17h. Para conferir a programação completa das sessões, clique aqui. Os ingressos têm valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e só podem ser adquiridos via cartão de débito no dia da sessão.

A partir desta quarta-feira (5), com a flexibilização, também será possível visitar até dia 28 deste mês, sempre às 15h, as exposições “Mundo Indígena”, que consiste em um  passeio com o público pelo universo dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop, e “Demasiado Humano”, que ocupa três andares do Espaço do Conhecimento UFMG e trata da aventura do conhecimento humano, abordando a origem da vida, a evolução e a trajetória humana na Terra.

No primeiro andar do museu, ainda serão  disponibilizados computadores para os visitantes navegarem pela exposição virtual “Sertão Mundo”.

Outras atividades presenciais

Fases da Lua, sábado (8), às 15h

A oficina, elaborada pelo professor Francisco Prado,  vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário, descobrir quando ela nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.

Público: crianças a partir de 07 anos, adolescentes, jovens e adultos (até 10 participantes e seguindo os protocolos de segurança estabelecidos).

Desdobrando o museu: Aves do Sertão, dias 15 e 30, às 15h

A oficina "Desdobrando o museu: Aves do Sertão'' é um convite para a construção de origamis (dobraduras em papel), com inspiração na instalação “Ave, Sertão!”, da artista Dilce Laranjeira, na exposição virtual ''Sertão Mundo''. Assim, no vídeo as pessoas poderão conhecer um pouco da instalação e, por meio  de um passo a passo super divertido, construir um origami de uma dessas aves que habitam o sertão,  lugar que possui uma biodiversidade e cultura tão únicas! Cada dia da oficina contará com até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos

Público: crianças a partir de 06 anos, adolescentes, jovens e adultos

Espaço aberto a educadores, dias 18 e 22, às 10h 

Público: professores e educadores (cada dia do evento contará com até 20 participantes e será necessária a inscrição prévia, disponibilizada nas redes sociais do museu).

O Planisfério!, dias 22 e 29, às 15h

O planisfério é uma representação plana da esfera celeste, que permite indicar quais constelações podemos ver no céu noturno em qualquer dia e horário em Belo Horizonte. O planisfério utilizado na oficina foi produzido como parte integrante da Sertão Mundo, exposição virtual do Espaço do Conhecimento UFMG, que tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa.

Cada dia da oficina contará com até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos.

Público: crianças a partir de 07 anos, adolescentes, jovens e adultos

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!