De um lado, mulheres em situação de cárcere, desprovidas de liberdade física, mas nem por isso distantes ou incomunicáveis. De outro, duas dançarinas – Beatriz Nobel e Duna Dias –, esplêndidas e libertas, encarnam, refletem e ecoam a voz dessas mulheres (e delas próprias). A união de realidades diferentes, porém semelhantes em alguns aspectos, surge em cena e resulta em “Outras de Nós”, que estreia amanhã em Belo Horizonte, em apresentação única no Galpão Cine Horto.
Por meio de relatos das detentas, a fundadora da Cia. Ananda de Dança Contemporânea e responsável pela montagem, Anamaria Fernandes, levou ao palco experiências distintas, mas que se encontram em algum ponto de existência, ou seja, “esbarram” em conflitos universais.
Para a dançarina e coreógrafa, dessa maneira, a produção vai além da situação de cárcere: “Trata do universo feminino, e, quando falamos sobre isso, levantamos questões da opressão cotidiana, que ocorre de diferentes maneiras mundo afora”, observa.
Embrião
O início do projeto se deu por meio de um trabalho desenvolvido por Anamaria, em agosto de 2018, em uma penitenciária de mulheres na cidade de Rennes, na França, onde detentas de diversos países da Europa e da África cumprem longas penas. Assim, com esse importante viés multiétnico, a criação coreográfica traz relatos em áudios e frases escritas por essas mulheres, além de uma projeção de imagens da artista Luiza Nobel e de fotografias de prostitutas da Índia, feitas pelo francês Pierre Bernardi, que também falam do feminino.
A escolha de estrear “Outras de Nós” no mês de março não foi por acaso, já que no dia 8 é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Entretanto, o 14 de março, data da estreia, marca outra coincidência: “São dois anos do assassinato de Marielle Franco. Isso está presente em nós, mulheres, e também nos corpos das dançarinas. É importante falar sobre isso justamente em um momento em que temos um discurso tão machista e violento por parte de quem governa o país”, comenta Anamaria.
Serviço. Cia. Ananda apresenta “Outras de Nós”. Amanhã, às 20h, no Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613, Horto). Ingressos entre R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira).