Neste fim de semana

Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário enaltece a música das periferias

Evento online acontece no sábado e no domingo e reúne artistas e bandas em nove apresentações

Por Da redação
Publicado em 09 de abril de 2021 | 13:28
 
 
 
normal

Um projeto político-musical. É assim que o Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário se define. O evento nasceu em 2016, na zona Oeste do Rio de Janeiro, como uma homenagem ao ativismo do multi-instrumentista carioca Fernando Grilo, falecido precocemente aos 22 anos, em 2015. Em tempos pandêmicos, o festival migrou para o ambiente online e irá reunir, neste fim de semana (sábado e domingo, a partir das 16h), diversos nomes do gênero, entre eles Amaro Freitas, Lata Doida, Maria Bonita, Djalma Corrêa, Zona Oeste Instrumental, Dembaia, Laranjazz e MBÉ. As apresentações foram gravadas no início de março e serão transmitidas pelo canal da Rádio Escada no YouTube

O Mulambo Jazzagrário, batizado com o nome da banda de Grilo, resgata narrativas sonoras marginais e dá visibilidade para a música instrumental periférica, jovem e pulsante criada nos subúrbios do país. Viabilizado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, o festival tem curadoria de Nathália Grilo, viúva de Fernando, e Roberto Barrucho.

“A programação partiu de algumas premissas: o desejo de mostrar uma síntese do que foi o festival até aqui, então fizemos questão de convidar grupos que já figuraram em outras edições, e também de expandir o olhar para além da periferia e ter na programação também grandes referências do gênero, como Carlos Malta, Amaro Freitas e Djalma Côrrea”, comenta Barrucho.

Segundo Nathália Grilo, o evento se propõe a ser um espaço em que músicos e bandas possam trocar e compartilhar experiências e se desenvolver profissionalmente: “As jams sempre foram a grande pulsação da música instrumental em sua origem libertária, que é uma das nossas bandeiras. Assim como os inferninhos foram importantes não só na formação do gênero, mas também no sentido de empoderar músicos marginalizados”.

Confira a programação do Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário:

Sábado (10)

16h - MBÉ

17h - Caio Oica e Perrengue Chic

18h - Laranjazz e Maurício Pazz

20h - Amaro Freitas

22h - Zona Oeste Instrumental + Djalma Corrêa + Carlos Malta

Domingo (11)

16h - Jovem Palerosi

17h - Do Nada + Maria Bonita

18h - Lata Doida

20h - Dembaia

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!