Música

Festival Tudo É Jazz estreia edição 2021 com curadoria de Túlio Mourão

Evento, que acontece nesta quarta (16) e quinta (17), traz programação online e gratuita

Por Renato Lombardi
Publicado em 16 de junho de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

O músico mineiro Túlio Mourão lembra que contribui com o Tudo É Jazz há muito tempo. “Desde a segunda edição, em 2003”, contou. Neste ano, além do lugar cativo no palco do evento, ele também assume um papel fundamental no festival: o de curador. O resultado dessa dupla missão de Mourão poderá ser visto nesta quarta-feira (16) e nesta quinta-feira (17), na edição 2021 do evento, que oferece programação gratuita e online, que tem a cidade histórica de Ouro Preto como cenário.

Segundo o músico, o Tudo É Jazz deste ano é uma homenagem a Maria Alice Martins, a grande criadora do festival e que faleceu em novembro do ano passado, vítima da Covid-19. Ele garante que sua atuação como curador é dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Maria Alice.

 

Por conta disso, o festival mantém a mesma configuração, criando uma moldura de prestígio, com artistas já reconhecidos – como Silvia Gomes, Nath Rodrigues, Chico Amaral e o próprio Túlio Mourão –, que vão dividir o palco com músicos mineiros. “Sempre foi uma preocupação nossa gerar uma cena de impacto, trazer músicos conhecidos e, ao mesmo tempo, mostrar o jazz se transformando nas novas gerações”, pontuou o curador.

“Eu defendo que a música instrumental é um dos traços mais vigorosos da música mineira contemporânea. Isso acontece por causa do fortalecimento das instituições, como a Escola de Música da UFMG, que convidou grandes músicos para dar aula. Isso está fazendo a diferença, pois temos uma geração preparada e talentosa”, avaliou Mourão.

Cenário

Assim como nas edições anteriores, a cidade de Ouro Preto segue como palco do Tudo É Jazz. Neste ano, por causa da pandemia, o festival será totalmente online. As apresentações já foram gravadas. “Considero importante esse contato com a cidade. Isso reforça a condição excepcional de Ouro Preto para receber um evento como esse. Lá, a música dialoga com a arquitetura e com o clima de arte que a cidade tem”, ponderou Túlio Mourão. 

Programe-se!

A edição 2021 do Tudo É Jazz acontece nesta quarta e nesta quinta, a partir das 20h. As apresentações podem ser vistas pelo canal do festival no YouTube (clique aqui) e também pelo site do evento (clique aqui), que também disponibiliza a programação completa do evento

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!