Maratona

Filarmônica apresenta sinfonias de Beethoven em série que homenageia o artista

Concertos, que começam nesta quinta-feira (1º), serão transmitidos pelo YouTube e terão orquestra maior e convidados especiais

Por Renato Lombardi
Publicado em 01 de outubro de 2020 | 13:23
 
 
normal

A Filarmônica de Minas Gerais segue com a Maratona Beethoven, que celebra os 250 anos de nascimento do artista. Neste mês, a orquestra trará para o palco da Sala Minas Gerais (de onde as apresentações são transmitidas ao vivo) as obras sinfônicas de Ludwig van Beethoven, com orquestra maior e a regência do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular, e do maestro José Soares, regente assistente. A primeira apresentação desta nova fase será nesta quinta-feira (1º), a partir das 20h30, e poderá ser vista pelo canal da Filarmônica no YouTube.

“Começamos com a Maratona Beethoven em agosto, com apresentações de músicas de câmara de Beethoven, com a orquestra reduzida. Agora, o repertório é mais voltado para a música sinfônica dele”, explicou Fábio Mechetti. Segundo o maestro, a partir de agora, mais músicos participarão das apresentações. “Seguindo todos os protocolos de segurança, como o distanciamento no palco e sem público”, ressaltou ele. Os concertos, que acontecerão durante o mês, terão convidados como a  soprano brasileira Camila Titinger, o ator Antonio Grassi e o violinista da Orquestra, Rodrigo de Oliveira.

Na apresentação desta quinta-feira, a Filarmônica interpretará os Quartetos de Cordas nº 2 e nº 3 e, também, “A Grande Fuga” - essa obra  terá a regência do maestro assistente da Orquestra, José Soares. Os próximos concertos da Maratona Beethoven neste mês terão a regência de Fabio Mechetti, regente titular. A programação completa está disponível no site da Filarmônica de Minas Gerais

De acordo com Mechetti, a Orquestra havia preparado uma temporada para celebrar os 250 anos de Beethoven. Porém, por causa da pandemia, as apresentações foram suspensas. Foi, então, que surgiu o projeto da Maratona. “A ideia é festejar”, disse o maestro, que ressaltou que as homenagens devem seguir até o fim do ano. 

Indicação ao Grammy

Fábio Mechetti também comentou a indicação do álbum “Almeida Prado – Obras para piano e orquestra”, da Filarmônica de Minas Gerais, ao Grammy Latino 2020 na categoria melhor álbum clássico do ano. “Sempre é muito bom ter esse reconhecimento; essa validação vinda da classe artística é muito importante”, afirmou o regente titular da Orquestra. “Essa indicação coloca Minas Gerais em destaque, e valoriza um trabalho que a gente vem fazendo há 13 anos”, completou o maestro.

Lançado em maio deste ano, o CD “Almeida Prado – Obras para piano e orquestra”, com regência do maestro Fabio Mechetti e participação da pianista brasileira Sonia Rubinsky, apresenta três obras do compositor brasileiro Almeida Prado (1943-2010): Aurora, Concerto nº 1 para piano e Concerto Fribourgeois. O disco foi gravado em maio de 2019, na Sala Minas Gerais, e é o segundo álbum da Filarmônica de Minas Gerais para o projeto Brasil em concerto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!