Celebração

Filarmônica de Minas estreia concerto inédito em homenagem a Marlos Nobre

Peça foi composta pelo recifense, que comemora 80 anos; Antonio Meneses é o solista convidado para as apresentações, que acontecem nesta quinta e sexta-feira

Por Bruno Mateus
Publicado em 07 de agosto de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Em 2017, quando notou que o pianista, maestro e compositor Marlos Nobre se aproximava dos 80 anos, completados em fevereiro deste ano, o violoncelista Antonio Meneses teve a ideia de celebrar a data de uma forma que pudesse evidenciar a importância de seu conterrâneo – ambos são recifenses – para a cultura brasileira.

Meneses, então, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Filarmônica de Minas Gerais, a Fundação Gulbenkian de Lisboa, a Filarmônica de Goiás e a Orquestra Petrobras Sinfônica, encomendou a Nobre o “Concerto para Violoncelo”, que estreia amanhã e sexta-feira em BH. 

Solista convidado para interpretar a nova peça, Antonio Meneses festeja a nova obra daquele que considera um dos maiores compositores da América Latina. “A vida dele está nesse concerto, tem um estilo Marlos Nobre que se ouve desde a primeira nota”, comenta.

A pianista e compositora carioca Marisa Rezende, que completa 75 anos na estreia do concerto, é a outra homenageada da noite, Para o diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti, “é uma alegria celebrar dois nomes tão importantes para a música brasileira”.

Quando aceitou a encomenda para compor uma nova obra, Marlos Nobre lembra que, após passar por um longo período de maturação de ideias, o impulso criador não lhe chegou de forma gratuita – pelo contrário, nasceu de circunstâncias especiais.

“Nenhuma obra, em minha concepção, se faz do puramente abstrato. Foi tudo absolutamente mental”, conta. Sobre o tributo, Nobre diz que a iniciativa dá fôlego à sua produçã. “Receber essas homenagens é imensamente estimulante e renova, de forma intensa, as minhas forças criativas”, garante. 

AGENDA

O QUÊ. Filarmônica de Minas Gerais: Concerto para Violoncelo
QUANDO. Amanhã e sexta-feira, às 20h30
ONDE. Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto)
QUANTO. De R$ 46 a R$ 140. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!