Literatura

Flip 2020 não deve ter curador e nem autor homenageado

Organizadores da Festa Literária Internacional de Paraty adotaram novas regras para evento que acontece em dezembro e de forma virtual

Por Da Redação
Publicado em 06 de outubro de 2020 | 09:03
 
 
 
normal

Um dos eventos literários mais importantes e badalados do país, a Festa Literária Internacional de Paraty, ou simplesmente, Flip, teve que adaptar aos novos tempos para realizar a sua 18ª edição. 
 
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o festival que geralmente acontece no mês de julho na cidade histórica fluminense, vai ser realizado, pela primeira vez, em formato virtual e em dezembro, entre os dias 3 e 6 de dezembro. Toda a programação será transmitida ao vivo numa plataforma própria e também nas redes sociais do evento. 
 
Em um comunicado Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, explicou as novas medidas. 
"Este é um ano atípico, por isso optamos por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty."
 
De forma inédita também, e Festa de Paraty  provavelmente não terá nem curador e nem um autor homenageado.  Logo no começo da pandemia, a jornalista Fernanda Diamant deixou a curadoria. Ela pediu demissão da função em agosto, em carta em que afirmava que a festa precisa de “uma curadora negra para reinventá-la nesse mundo pós-pandemia”. Os organizadores ainda não informaram se a Flip terá um novo curador.
 
A pandemia alterou também outra tradição da Flip, e a edição Virtual não terá a figura do autor homenageado. Inicialmente, a poetisa americana Elizabteh Bishop, que viveu muitos anos no Brasil, inclusive em Minas, seria a reverenciada. 
A organização do evento alega que não é momento de celebração e que a Festa vai lembrar nomes importantes da cultura que partiram este anos como o escritor Sergio Sant’Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc, o artista plástico Abraham Palatnik e a regente Naomi Munakata.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!