TV

Globo amplia Projac e inaugura três novos estúdios no Rio de Janeiro: o MG4

Primeira produção prevista para ser gravada no espaço será a próxima novela das nove, “Amor de Mãe

Por Renato Lombardi
Publicado em 08 de agosto de 2019 | 16:44
 
 
 
normal

Hoje é dia de festa na Rede Globo. É que a emissora inaugura o Módulo de Gravação 4 (MG4), prédio que reúne três novos estúdios, no Rio de Janeiro, ampliando o maior complexo de produção de conteúdo da América Latina: os Estúdios Globos, antigo Projac.

O novo espaço possui 26 mil m² de área construída e demorou cinco anos para ser concluído. O investimento foi de mais de R$ 200 milhões, sendo que boa parte dessa grana foi destinada para a tecnologia. Com a chegada do complexo, os Estúdios Globo passam a ocupar uma área total de de 1,73 milhão de m², com 13 estúdios de gravações que totalizam 12,5 mil m².

Com a inauguração do MG4, a Globo garante que vai ampliar sua capacidade de produção de novelas, séries, minisséries, realities, programas de humor e variedades. A primeira produção a ser gravada nos novos estúdios, conforme revelado na tarde desta quinta-feira (8), em um evento só para convidados, será a próxima novela das nove, “Amor de Mãe”, que tem autoria de Manuela Dias e direção artística de José Luiz Villamarim. 

No elenco de "Amor de Mãe", a propósito, estão nomes como Taís Araújo, Isis Valverde, Regina Casé e o da mineira Erika Januza. A previsão é que as gravações no local sejam iniciadas em outubro.

“Eu vejo páginas em branco ao invés de paredes. Páginas onde serão escritas emoções, que sentiremos e faremos o brasileiro sentir, onde quer que ele esteja. Onde alguns veem uma enorme sala equipada com o que há de mais avançado em tecnologia, eu vejo as obras que vamos produzir aqui. Novelas, séries, histórias vivas que vamos lançar a partir daqui para encantar o mundo e levar o talento brasileiro, a cultura brasileira, a conquistar ainda mais o mundo", afirmou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo. 

O manda-chuva ainda ressaltou que o objetivo é principalmente fazer as pessoas sorrirem: "Aqui, nós faremos o brasileiro se emocionar um pouco mais, sorrir um pouco mais, viajar um pouco mais no universo criado, interpretado, ambientado, dirigido, iluminado por nós... por todos nós”, completou Schroder, no MG4. 

Portas abertas
O evento de lançamento começou do lado de fora do MG4, com Roberto Irineu Marinho, presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, e os acionistas João Roberto Marinho e José Roberto Marinho, abrindo o laço e dando o pontapé nos trabalhos dos novos estúdios. Dentro do espaço, a atriz Adriana Esteves entregou aos três irmão uma claquete simbólica.

“Nessa era de transformações que vivemos, não há quem na indústria de mídia não prenda a respiração diante do que vem pela frente. Alguns se amedrontam e ficam paralisados. Outros seguem adiante, mas como se estivessem de olhos fechados. A tradição do Grupo Globo, em toda a sua existência e diante de todas as revoluções que enfrentou, foi sempre outra: acolher o novo com otimismo e coragem, tendo como propulsor a reunião dos melhores talentos, a aposta enfática na qualidade e a atitude de dar os passos com a urgência que a situação requer, mas com a responsabilidade que o desejo de progredir exige”, declarou Roberto Irineu Marinho.

A festa continua
Ainda nesta quinta-feira, funcionários da Globo, parceiros e convidados participam de mesas redondas sobre indústria criativa, cultura e inovação, que terão transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Globo. A mediação será de Pedro Bial e Aline Midlej. O dia termina com uma grande celebração, embalada por um show de Caetano Veloso e os filhos Moreno, Zeca e Tom Veloso.

*O repórter viajou à convite da emissora

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!