A dobradinha entre Elza Soares, uma das vozes mais importantes  da música popular brasileira em todos os tempos, e o rapper belo-horizontino Flávio Renegado rendeu o single “Negão Negra”, lançado há uma semana nas plataformas digitais. Nesta quinta-feira (30), a canção, manifesto antirracista que também emana o orgulho negro em versos e rimas fortes, ganhou um videoclipe assinado pelo diretor e fotógrafo Pablo Gomide.

Com imagens das recentes manifestações pelo país e dos bastidores da gravação da música no estúdio, o clipe também traz os nomes de George Floyd, Marielle Franco e João Pedro Mattos, entre outros, que aparecem em meio à frase “Em memória aos que perderam suas vidas para o racismo. E todas nossas irmãs e irmãos silenciados”.

“Esse single é necessário e emergencial para a luta antirracista no Brasil. Estou muito feliz de poder, nesse momento que o mundo e o país passam, poder ampliar o coro das vozes que gritam contra o preconceito e contra o racismo. Sem falar da honra que é poder dividir esse single com a voz do milênio, Elza Soares, diva eterna da música brasileira, e a felicidade de compor com meu parceiro Gabriel Moura”, disse Renegado em entrevista à Rádio Super.

Sobre o clipe, Elza Soares, que completou 90 anos recentemente, escreveu nas redes sociais: “Esse grito contra o racismo, contra os racistas, contra essa doença que ceifa a vida do nosso povo, que deixa cicatrizes profundas. Esse clipe expõe nossa dor, mas também celebra o orgulho por nossa ancestralidade. É denúncia, mas é também homenagem aos que perderam suas vidas para o racismo. Dói, mas nós resistimos”. 

A letra de “Negão Negra” é uma parceira entre Renegado e o cantor, compositor e produtor Gabriel Moura. “Nunca foi fácil e nunca será/ Para o povo preto do preconceito se libertar/ Sempre foi luta, sempre foi porrada/ Contra o racismo estrutural, barra pesada”, diz os primeiros versos da música.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Bom dia mundoooo! Gentem, lançamos o clipe de Negão Negra, esse hino antirracista. Esse grito contra o racismo, contra os racistas, contra essa doença que ceifa a vida do nosso povo, que deixa cicatrizes profundas. Esse clipe expõe nossa dor, mas também celebra o orgulho por nossa ancestralidade. É denúncia, mas é também homenagem aos que perderam suas vidas para o racismo. Dói, mas nós resistimos. Se muit@s se juntarem para levar essa mensagem o mais longe possível, teremos feito algo para construir um mundo menos cruel com o povo negro. Agora é hora de ver quem realmente se importa com nossa luta, com nosso flagelo, quem irá nos apoiar ✊🏾 E é por nossa luta que decidimos dividir esse videoclipe com vocês. Isso mesmo, queremos ver seu olhar sobre esse hino. Grave seu próprio vídeo ao som de Negão Negra. Pode ser onde você quiser, com quem você quiser, dançando, celebrando ou lutando. O que importa é demonstrar sua intolerância contra o preconceito racial. Coloque a #NegãoNegra no seu post e iremos reunir os trechos para montar um clipe de todos nós juntes e postar em nossas redes para celebrar nosso orgulho! Créditos Videoclipe Negão Negra Composição: Flávio Renegado / @gabrielmouracantor Arranjo: Flávio Renegado Direção de Voz: @opedroloureiro Gravado e Mixado por: Mateus Gomes no Estúdio Tambor Masterização: Fábio Roberto Direção videoclipe: Pablo Gomide Edição e finalização: Flora Servilha Concepção Artística: @opedroloureiro Produção: Diogo Salomão Produção Executiva: @aprojetart Roteiro: Pablo Gomide e Pedro Loureiro Arte: @spunk.x Agradecimentos: André Barto @denisericardo @ojulianomenegon @azulmidias @a.vanessasoares

Uma publicação compartilhada por Elza Soares (@elzasoaresoficial) em