Online

Grupo Contemporâneo de Dança Livre estreia 'Cartografias'

Espetáculo colaborativo reúne bailarinos de seis países para quatro apresentações virtuais pelo Youtube, a partir desta sexta-feira (26)

Por Alex Ferreira
Publicado em 26 de fevereiro de 2021 | 12:49
 
 
 
normal

Longe dos palcos, mas ainda visíveis aos olhos do público. É com essa premissa que o Grupo Contemporâneo de Dança Livre convida os espectadores para a estreia do espetáculo “Cartografias – Improvisação – Encontro – Virtualidades”, que entra em cartaz a partir desta sexta-feira (26), no canal oficial da companhia no Youtube.

Dividido em quatro improvisações distintas, o projeto foi concebido para dar destaque à narrativas de origem latino-americanas e ressaltar expressões baseada em histórias particulares. Devido às medidas de segurança impostas pela pandemia, as apresentações foram desenvolvidas totalmente de forma virtual.

"A ideia do 'Cartografias' surgiu do nosso desejo de realizar esses encontros em tempo real – tanto entre os artistas quanto com o público. Por isso utilizamos as ferramentas e plataformas virtuais para conduzir nossas apresentações ao vivo e assim unir a dança com as relações entre o corpo, a câmera, as telas e a poesia", revela Duna Dias, uma das idealizadoras do espetáculo. 

Em cena, 18 bailarinos provenientes de seis países – Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru–, criam improvisações em cima de textos escritos por mulheres indígenas das Américas, do poema “Cartografias” de Ana Martins Marques e também da trilha sonora composta pela artista argentina Sofi Álvarez.

"Cada sessão do espetáculo é realizada por dançarinos diferentes que usam textos de autoras como a mexicana Irma Pineda, a brasileira Graça Graúna ou a chilena Graciela Huinao para como inspiração para suas performances. No fim, o resultado é uma investigação de movimento, imagens e arte", explica Duna. 

Apesar dos perrengues comuns a todos trabalhos feitos à distância – como falta de familiaridade com a tecnologia, problemas comuns de transmissão e delay no som –, Duna aponta que o saldo é mais positivo do que imaginava.

"Trabalhar com o virtual tem sido um aprendizado diário, e ficamos mais felizes ainda por ter essa possibilidade de seguir criando, realizando projetos e estabelecendo relações. Além de todos os conhecimentos técnicos que adquirimos durante a montagem do espetáculo, a melhor coisa foi descobrir que essa plataforma nos deu a oportunidade rara de nos conectar com outros artistas em várias partes do mundo", exalta.

Para ela, o mundo digital, além de potencializar as possibilidades criativas, pode ser um agente poderoso para se firmar contato com um novo público. 

"Embora nos afaste da energia do palco, o universo virtual pode aproximar nossa obra de pessoas, especialmente aquelas que não teriam acesso ao nosso trabalho se ele fosse realizado apenas presencialmente. Esse aspecto é muito valoroso porque é uma forma poderosa de ampliar o alcance da arte", arremata.


Confira abaixo a programação completa do projeto:

Sexta-feira (26), às 20h: apresentação dos artistas Dani Yara Cantillo (Colômbia), Francisco Reyes (México), Laura Silva (Colômbia) e Socorro Dias (Brasil). 

Sábado (27), a partir das 15h: perfomances de Astergio Pinto (Colômbia), David Suárez (Colômbia), Diana Ruth Zamorra (México), Duna Dias (Brasil), Úrsula Cazorla (Peru). 
Já às 20h, é a vez da apresentação dos artistas José Vázquez (México), Fito Guevara (Costa Rica), Leonardo Augusto (Brasil), Vanessa Garcia (Colômbia). 

Domingo (28), às 15h: Entram em cena os artistas Emílio Iturbe-Kennedy (México), Heloisa Rodrigues (Brasil), José Carmona (México) e Sebastián Zárate (Colômbia). 

Serviço

O quê: Espetáculo “Cartografias – Improvisação – Encontro – Virtualidades”

Onde: Transmissão pelo canal do Youtube

Quando: Sexta (26), às 20h; sábado (27), às 15h e às 20h, e no domingo (27), às 15h.

Quanto: Gratuito
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!