"Nos Tempos do Imperador", trama das 18h da Globo, era uma novela muito aguardada, já que teve que ser adiada várias vezes por conta da pandemia e pelo enredo, focando no Segundo Reinado e em Dom Pedro II (1825-1891), interpetado pelo ator mineiro Selton Mello, que, aliás, voltou a fazer uma novela depois de 21 anos.
Mas, pelo visto, o folhetim global não tem agradado muito aos descendentes do imperador.
Os herdeiros da família imperial brasileira assinaram uma nota de repúdio contra "Nos tempos do Imperador" por "atacar a honra de Dom Pedro II e fazer investidas mentirosas contra sua memória". O texto foi publicado nas redes da organização Pró Monarquia, que os representa.
Assinada por seis nomes, entre eles o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP), a nota afirma que o folhetim de época "fere a honra" histórica do antigo mandatário brasileiro por tratá-lo como um sujeito de pautas progressistas, que são bandeiras da esquerda brasileira hoje em dia.
A nota diz: "Atendendo ao apelo de pessoas amigas e daqueles que hoje constituem uma forte corrente monárquica, manifestamos, com justa indignação, não apenas como seus descendentes e herdeiros dinásticos, mas também como brasileiros que verdadeiramente amam sua Pátria e valorizam sua História, nosso repúdio aos ataques da TV Globo, através de sua novela “Nos tempos do Imperador”, contra a honra do Imperador Dom Pedro II. Dom Pedro II foi o nosso melhor Chefe de Estado, cuja boa obra na condução dos destinos públicos do Brasil, ao longo de quase meio século de reinado pessoal, faz-se sentir até os dias de hoje. Senhor de costumes privados sabidamente ilibados, o Imperador foi também um pai de família modelar, coluna do lar, protetor suave e varonil dos seus". E conclui: "O maior biógrafo de Dom Pedro II é, sem dúvida alguma, o povo brasileiro, que, passados quase 130 anos de sua morte no injusto e penoso Exílio, não se esqueceu da grande respeitabilidade, da paternalidade e, sobretudo, da brasilidade de sua figura. Por isso mesmo, rejeita as investidas mentirosas contra a sua memória".