Primavera dos Museus

Iniciativa do Ibram tem início em todo o país nesta segunda-feira

A 13ª edição do evento segue até o dia 29 e entra em cena com o tema 'Museus por dentro, por dentro dos museus'

Por Patrícia Cassese
Publicado em 23 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
normal

Há pouco mais de um ano, mais precisamente na noite do dia 2 de setembro, o Brasil assistia, aturdido, à notícia de que labaredas devastavam o Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Assim que foi possível mensurar o estrago, a constatação foi inequívoca: tratava-se da maior tragédia museológica do país. E muitas discussões vieram a rebote; entre elas, a de que não só eram poucos os brasileiros que já haviam visitado o equipamento como havia um número significativo de pessoas que nem sequer sabiam de sua existência.

É com vistas a tornar essas instituições mais familiares ao público em geral que a 13ª Primavera de Museus, que tem início nesta segunda-feira (23), seguindo até o dia 29, entra em cena com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Desde os primórdios, o evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram. E, em Minas Gerais, vários equipamentos se organizam para programar atrações que se afinem com o conceito norteador.

É o caso, por exemplo, dos equipamentos sob a tutela do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que programou oficinas, visitas mediadas, contação de histórias e apresentações musicais, entre outras ações.

“A segurança é uma questão que está sendo muito discutida nos dias atuais – inclusive, tivemos um encontro na semana passada sobre o tema”, diz Ana Werneck, diretora de museus da Secult. “Mas, mais que projetos contra incêndios, a segurança é uma questão que deve ser assimilada por todos no dia a dia: porteiros, funcionários... Cada um na sua função, com consciência. E o público, ao sentir isso, também passará a se envolver. Então, achei que o tema, neste ano, foi muito pertinente”, afirma.

E foi justamente para envolver os funcionários que surgiu a ideia de produzir “pílulas” em vídeo, com as equipes dos espaços, para revelar a relação afetiva delas com os acervos. Nelas, funcionários eram conduzidos pela pergunta “O que você mais gosta no museu?. “E foi gostoso de fazer, todo mundo curtiu muito”, conta Ana, lembrando que o resultado está disponibilizado nas redes sociais de cada equipamento.

Coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat, de Cultura, Clarita Gonzaga endossa a importância da iniciativa da Primavera dos Museus: “E o tema deste ano é de suma importância e vem a calhar com o trabalho de estreitamento e diálogo com o público que temos desenvolvido. O futuro dos museus está sendo construído agora, em suas relações não só com o público, mas com as comunidades e com as cidades onde estão inseridos. A transformação é agora”, enfatiza.

No Memorial Minas Vale, entre as ações pensadas, chama atenção a Bebês Dentro do Museu: Barroco em Notas Pequenas, voltada a famílias e bebês de 1 a 2 anos. “Buscamos mostrar que o espaço museal pode – e deve – ser apropriado por cidadãos de todas as faixas etárias, até mesmo, e por que não, bebês”, diz Charles Souza, coordenador do Educativo.

Já a ação Nos Arredores do Memorial propõe ao visitante do MM Gerdau uma vivência no entorno do equipamento, ampliando para um trecho da rua da Bahia e da avenida João Pinheiro. “A ação foge do modelo das tradicionais visitas guiadas e propõe aos participantes uma imersão no espaço público nos moldes de um “flâneur”. Acreditamos que esse movimento permite ao público compreender que o museu não está desconectado do seu entorno, assim como as nossas exposições não estão distantes das questões sociais contemporâneas”, explica Souza.

Confira

13ª edição. A Primavera de Museus tem início hoje em todo o país. Confira mais em museus.gov.br ou nas redes sociais e sites de cada equipamento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!