Arte da linguagem

Instituto AbraPalavra comemora 10 anos com ampla programação cultural

Com transmissão online e gratuita a partir desta quinta-feira (26), celebração conta com uma agenda cultura extensa repleta de cursos, oficinas e lives artísticas

Por Alex Ferreira
Publicado em 26 de agosto de 2021 | 06:00
 
 
normal

Um dos agentes responsáveis pela valorização da tradição da oralidade em Minas e no Brasil, o Instituto AbraPalavra, está prestes a alcançar uma marca histórica em 2021: dez anos de existência. Para comemorar a data, o centro cultural vai disponibilizar pela internet, uma série de ações educativas voltadas para a arte da palavra e da narração de histórias.

A programação conta com cursos, oficinas e lives artísticas, que serão transmitidos gratuitamente a partir desta quinta-feira (26), através do canal do Youtube do instituto. A agenda de comemoração se estenderá até o fim do ano e contará com a participação de artistas nacionais e internacionais que participarão de rodas de conversas educativas e apresentarão espetáculos desenvolvidos especialmente para a festa.

Criado em 2011 pelos artistas e pesquisadores Aline Cântia e Chicó do Céu, o AbraPalavra nasceu com o objetivo principal de democratizar a importância da oralidade e o trabalho de artistas autorais da área.

"Nossa ideia é valorizar e promover a memória social", explica a co-fundadora do instituto, Aline Cântia. "Através das narrativas de vida dos idosos, adultos, jovens e crianças, sempre buscamos realizar trocas de saberes, principalmente por meio da criação e transcrição artística de contos e cantos presentes na tradição oral".

Um dos poucos celeiros culturais a investir no resgate da linguagem falada, Aline conta que o AbraPalavra quer ampliar ainda mais a relevância desse gênero tanto em Minas Gerais quanto no resto do Brasil.

"Nosso caminho foi muito independente até aqui e isso nos ajudou a virar uma referência enquanto entidade que preza a valorização da narração de histórias como uma linguagem artística. Para isso, tentamos estar presentes em comissões de cultura e lutamos sempre para que a narração de histórias esteja presente nos editais públicos com o mesmo peso de outras artes. Acreditamos que assim podemos fazer a diferença na cadeia produtiva aqui em Minas e também em outras regiões do país", acrescenta. 

Para a idealizadora, é motivo de muito orgulho poder chegar à uma década com um projeto que serve de apoio para tantos artistas.

"É a sensação de que vale a pena pensar em iniciativas que são verdadeiras jornadas coletivas. Aqui a gente sonha, planeja, executa e depois celebra, sabe? Olhar hoje para estes 10 anos e lembrar que tudo começou bem pequenininho lá atrás e mesmo assim pudemos tocar a vida de tantos artistas é muito gratificante. Viver de arte, cultura e memória não é fácil, por isso é que queremos dividir esse sonho com o maior número possível de pessoas e compartilhar as oportunidades que aparecerem", comemora.

Programação extensa 

Uma agenda extensa foi preparada para as festividades dos 10 anos do instituto. Entre os destaques está o projeto “AbraPalavra Convida”, que vai trazer artistas do Brasil e do mundo para uma série de lives mensais sobre a arte da expressão oral. As apresentações estão divididas entre workshops, cursos e espetáculos artísticos que foram desenvolvidos para valorizar a narração de histórias e a cultura popular.

A programação terá início nesta quinta (26), às 17h30, com uma roda de conversa com profissionais do teatro sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor no período de pandemia. No evento, os diretores Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, e Rui Madeira, da Companhia de Teatro de Braga de Portugal, vão falar de suas experiências e reinvenções durante a quarentena da Covid-19.

"Tudo foi feito através de muita pesquisa e estudo para trazermos trabalhos novos ou mesmo antigos que prezassem por temas importantes como diversidade de gerações, estilos artísticos relevantes e igualdade étnica-racial e de gênero. A seleção também passou pela diversidade do conhecimento, e optamos por incluir tanto artistas e formadores populares quanto acadêmicos que pudessem compartilhar seus saberes de maneira horizontal", concluiu Aline.

Confira abaixo a programação completa da comemoração dos 10 anos do Instituto AbraPalavra:

26 de agosto, 17h30 - Teatro e Pandemia com Fernando Chagas, Eduardo Moreira (Galpão), Rui Madeira (CTB) e Xaquin Nuñes (Galícia)

26 de agosto, 19h30 - AbraPalavra Convida Tâmara da Bezerra (CE/Portugal)

9 de setembro - AbraPalavra Convida Emilie Andrade (SP)

14 a 19 de setembro - Mostra Candeia

23 de setembro - AbraPalavra Convida Gislayne Matos (BH)

De 27 de setembro a 27 de outubro (sempre às segundas e quartas, às 19h) - Cursos online – “A arte de narrar histórias no contexto urbano” (duração de 20 horas / 10 dias de 2 horas cada), com professores de MG, Pernambuco e São Paulo.

17 e 18 de outubro - Caldos, Causos e Violas

7 de outubro - AbraPalavra Convida Almir Mota e Julia Barros (Ceará)

21 de outubro - AbraPalavra Convida Josiane Geroldi (SC)

4 de novembro - AbraPalavra Convida Ana Luiza Lacombe (SP)

8 a 11 de novembro (segunda a quinta, das 19h às 22h) - Oficina “Narrativas de si: literatura e memória” (duração de 12 horas / 4 dias de 3 horas cada), com professores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

15 a 17 de novembro - Elaboração de projetos culturais de fomento ao livro e à leitura (duração de 12 horas) com consultoria presencial ou online de acordo com os encaminhamentos do isolamento social (6 horas de encontros virtuais e consultoria / 3 dias de 2 horas cada)

Convidados: Fernando Chagas, Tatiane Reis, Chicó do Céu e Aline Cântia

18 de novembro - AbraPalavra Convida Linete Matias (AL)

22 a 26 de novembro - 5 Lives com profissionais que ajudem a pensar como a literatura contribui para alcançar os objetivos sustentáveis do planeta, de acordo com a Agenda Unesco 2030

14 a 19 de dezembro - Mostra Candeia - 2ª Edição

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!