Mostra

João Carlos Martins: 80 Anos de Música em exposição em SP

Com curadoria de Jorge Takla,a mostra inédita traz detalhes da presença permanente da música na vida de Martins

Por Da Redação
Publicado em 19 de junho de 2021 | 09:31
 
 
 
normal

Desde o dia 16 de junho, com entrada gratuita, o Centro Cultural Fiesp exibe a exposição inédita João Carlos Martins: 80 Anos de Música. A mostra, que vai além da história de vida do renomado maestro, convida o público a conhecermais de perto a influência da música em sua trajetória emquase mil metros quadrados de espaço expositivo. A iniciativa segue até o dia 26 de setembro, podendo ser vista de quarta a domingo, das 13h às 20h. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar agendamento prévio pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br).

Para o curador e diretor artístico da mostra,Jorge Takla,a grande surpresa foi descobrir uma quantidade extraordinária de material no exterior sobre a carreira internacional do maestro.“Infindáveis críticas elogiosíssimas, artigos, comentários sobre o artista, considerado um dos maiores pianistas do mundo no século 20. Uma história pouco conhecida no Brasil de João, o Maestro do Povo”, conta. “Mas como passar essa trajetóriaa um público o mais amplo possível? Como contar essahistória? Como expor uma obra que não é pictórica?”, se perguntou Jorge Takla. “A  música teria que estar presente, sempre. Afinal, ela estava presente na vida de João Carlos Martins desde seu nascimento.E o João talvez seja hoje o único artista e cidadão brasileiro que dedique seu tempo integral à música, à arte, à formação de novos artistas e às apresentações gratuitas para o povo”, afirma.

Por dentro da exposição

Para Álvaro Razuk, que assina o projeto de arquitetura da exposição,“o personagem João CarlosMartins é síntese de múltiplas leituras: o pianista, o regente, o homem púbico. Esta diversidade foi o que nos orientou para conseguir a solução arquitetônica que respondesse a estas diversas questões”.

Logo na entrada da Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, o som de uma orquestra afinando seus instrumentos prepara o público para a imersão. A partir daí, inúmeras fotos, vídeos, textos, publicações, reportagens,filmes e documentários,além de objetos que marcam sua vida e carreira, estão divididos em duas fases dentro do espaço expositivo:a primeira delas,o Pianista – com corredores musicais e pictóricos,que conduzem a uma viagem entre os anos1940 e 2003–, e a segunda,o Maestro – onde o público terá contato com a determinação de um homem que optou pela vida e pela música.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!