Boa nova

Laboratório de Edição da UFMG lança coletânea com textos de jovens poetas de BH

O livro é o resultado da residência artística sobre técnicas de edição e de impressão tipográfica realizada no 14º Festival de Verão da UFMG

Por Da Redação
Publicado em 16 de março de 2021 | 18:40
 
 
 
normal

O Laboratório de Edição (Labed) da Faculdade de Letras UFMG lançou, junto ao 15º Festival de Verão da UFMG, o livro "De Quebrada: não procure no centro". A obra é uma coletânea de manifestações poéticas que reúne 14 jovens poetas da periferia de Belo Horizonte participantes de slams e de saraus poéticos. As temáticas são variadas e representam a vivência desse tempo/espaço de uma geração que tem mudado a cena poética no Brasil.

A poesia feita em Belo Horizonte e região tem se mostrado prodigiosa e bem articulada por meio de saraus e de slams. Na maioria das vezes, as manifestações poéticas têm surgido das margens da cidade, promovendo, assim, uma descentralização dessa arte. Dessa forma, a cena poética vem ganhando destaque nacional, tanto pela qualidade dos escritos produzidos, quanto pela ação de coletivos que soltam a voz para mostrar novas dicções e formas diversas de se ver o mundo.

O livro é o resultado da residência artística sobre técnicas de edição e de impressão tipográfica realizada no 14º Festival de verão da UFMG (2020), em parceria com o Labed e com o Centro de Referência da Juventude. A obra foi lançada no Festival deste ano, no dia 6 de março. 

A obra foi impressa com um número reduzido de exemplares, em função de restrições impostas pela pandemia, mas há previsão da impressão de uma nova leva futuramente. A versão digital para donwload gratuito pode ser encontrada no site do Labed.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!