No YouTube

Lançamento de livro sobre João das Neves acontece nesta quinta

Obra registra os 25 anos de rica e potente produção artística do diretor e ator carioca em Minas Gerais

Por Patrícia Cassese
Publicado em 22 de setembro de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Como esperado, no lançamento do livro “Estado de Arte – João das Neves e Minas Gerais”, nesta sexta-feira, às 20h, pelo YouTube, haverá uma homenagem ao jornalista João Paulo Cunha, que organizou a obra junto à jornalista Ludmila Ribeiro e à cantora Titane. “Ainda estamos muito emocionados e impactados com sua partida”, pontua Titane, referindo-se à morte do intelectual, ocorrida no último dia 9. João Paulo Cunha tinha 63 anos e lutava contra um câncer. "Ele é João das Neves tinham muita admiração um pelo outro. João das Neves era leitor voraz de João Paulo. Aguardava toda semana a oportunidade de ler seus textos nos jornais e de ouvi-lo nas rádios", comenta a cantora.

O livro em questão traz textos de artistas, teóricos, pesquisadores do teatro e uma série inédita de reportagens que documentam 25 anos da obra do diretor, dramaturgo e ator carioca João das Neves (1934-2018) em Minas. "A ideia desta publicação era antiga. Inicialmente, seria um livro escrito pelo próprio João das Neves, sobre os processos e circunstâncias de montagem dos espetáculos, sobre os temas que abordavam, sobre suas próprias inquietações como artista. Não houve tempo. Depois de seu falecimento, redimensionamos o livro, com a colaboração definitiva de João Paulo Cunha", conta Titane.

João das Neves, vale dizer, deixou uma boa parte do material organizado. "E foi de grande valia a organização de parte de seu acervo pelo Itaú Cultural, posteriormente doado pelo próprio João à UFMG, onde o acervo está hoje disponibilizado aos interessados, pelo departamento de Obras Raras da Biblioteca Central", aponta Titane. 

Foram feitas dezenas de entrevistas com artistas, técnicos, produtores diretamente envolvidos em cada espetáculo. "Destaco aqui o espetáculo 'Primeiras Estorias', que levou ao levantamento de informações artísticas, propriamente, e também relacionadas a cultura da cidade e a gestão pública da cultura. 'Primeiras Estorias', de certa forma, inaugura um longo período do teatro brasileiro  em que espetáculos passam a ser encenados e criados para espaços diversos, a exemplo do Parque Lagoa do Nado. E sua montagem está umbilicalmente ligada a um momento que foi divisor de águas na história das políticas públicas para a cultura em BH, quando Berenice Menegale estava à frente da Secretaria Municipal de Cultura", constata Titane.

A cantora ressalta que registrar informações sobre uma obra relevante como a de João das Neves já é, por si só, importante e necessário. “Mas é também objetivo desta publicação dar vazão à sua obra e às questões artísticas, estéticas e éticas que ela debate. João foi um artista capaz de muitos deslocamentos culturais, geográficos, intelectuais, estéticos. Talvez por isso tenha tido grande capacidade de diálogo com as gerações posteriores, e mantido um incrível frescor artístico ao longo de mais de 60 anos de produção teatral”, frisa. "Sua obra permanecerá em diálogo com a arte contemporânea e seus grandes temas ainda por muito tempo. Daí a pertinência desta publicação e de outras que, com certeza, virão".

Dez anos da Associação Campo das Vertentes

O lançamento da obra abre a semana de comemoração dos dez anos da Associação Campo das Vertentes, período marcado pela presença de João das Neves na entidade. "São 25 de anos de dedicação ao que gostamos de ser e fazer. Somos um coletivo com projetos comuns e também individuais. A gente se apoia uns aos outros. E estamos unidos por desejos estéticos e éticos, acreditando que a arte abre mentes e corações e cria mundos onde a diversidade possa florescer". 

Titane salienta que a  natureza humana é surpreendente e indomável. "E acreditamos que a arte sabe lidar com ela, sem amordaça-lá e nos livrando da auto destruição", aposta. Aliás, a artista entende que, apesar de ser dura a luta de empunhar a bandeira da cultura, no país, a jornada tem valido a pena. "Sempre vale a pena. O artista passa momentos difíceis, muito difíceis mesmo. Mas a arte que nasce em nós é sempre libertadora, alimenta e redime não só o próprio artista, mas a todos nós. Estamos empenhamos na luta em defesa da democracia, dos direitos de todos, contra estados de exceção, por arte, trabalho, pão e justiça".

Programação

O lançamento do livro contará com personalidades da cena cultural brasileira, como Marcos Alexandre, Titane, Laura Castro, Pedrina, Ione de Medeiros e Chico Pelúcio. Os exemplares estão à venda a R$ 100, pela Laboratório Editorial Aquilombô, no site aquilombo.com. 

Durante a programação comemorativa da Associação Campo das Vertentes, estão previstas, ainda, a apresentação comentada do espetáculo “Lazarillo de Tormes”, dirigido por Neves, nesta sexta (23); e, no sábado (24), canções do musical “Lili Canta o Mundo”, primeira produção da ACV dedicada à infância. Ambas às 20h.  Nele, a cantora Irene Bertachini, também integrante da Associação Campo das Vertentes, canta mitos e superstições, cidades imaginárias e vive grandes aventuras numa viagem musical e poética que convida a mergulhar na obra de Mário Quintana e na diversidade rítmica e melódica da música popular brasileira.

Toda programação é online e será transmitida gratuitamente pelo canal do Youtube da Associação Campo das Vertentes.

Em tempo: A Associação Campo das Vertentes foi criada como desdobramento das oficinas e espetáculos realizados por João das Neves, Titane, Irene Ziviani e Sérgio Pererê no projeto Música e Cena/2005 e Campo das Vertentes/2006.

Orientadores e alunos das oficinas, juntaram-se a técnicos, produtores e comunicadores para desenvolver processos coletivos de criação, realizando módulos de formação artística sempre integrados à montagem de espetáculos a partir do encontro de artistas experientes e artistas em formação. "Finalmente, esta Mostra surge inspirada pelas urgências decorrentes da Pandemia do Coronavírus, onde se torna imperativo criar novas oportunidades de trabalho para artistas e técnicos e, acima de tudo, garantir espaços de difusão das artes, de acesso mútuo entre os artistas e seus públicos", explica o material de divulgação.

Programação Associação Campo das Vertentes

Lançamento do livro “Estado de Arte – João das Neves e Minas Gerais” – Nesta quinta-feira, 22

Apresentação comentada do espetáculo “Lazarillo de Tormes” – 23.09, sexta-feira

Apresentação de canções de “Lili canta o mundo” – 24.09, sábado

Sempre às 20h, gratuito pelo canal youtube.com/associacaocampodasvertentes

O projeto é realizado com Recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!