Música

Legado de Minas e do mundo se encontram em show do Trivial Trio

Grupo faz show hoje, no Conservatório da UFMG, dentro da programação do 14º Verão Arte Contemporânea

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 07 de fevereiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

O primeiro disco – “Trivial”, homônimo ao grupo –, veio em 2018. Desde então, Augusto Cordeiro, Pedro Gomes e Paulo Fróis seguem mostrando as canções que compõem o trabalho, mas, claro, sem deixar de inserir novidades ao repertório das apresentações. Uma mescla do álbum de estreia e inéditas, pois, norteiam a desta noite, no Conservatório da UFMG, dentro da programação do Verão Arte Contemporânea (VAC).

Formado há cinco anos, o Trivial Trio, conta Cordeiro, deu início à sua trajetória dialogando com compositores da cena mineira. “Nós sempre valorizamos a nossa música, e começamos tocando as composições de nomes como Thiago Delegado, Rafael Martini e Toninho Horta, entre outros que são referência do universo instrumental mineiro. Mas, desde o álbum, começamos a focar mais no trabalho autoral”.

Cordeiro aponta que um aspecto interessante no trabalho é o modo como cada integrante preserva suas referências sonoras particulares, que são traduzidas nos diferentes estilos que caracterizam o todo.

“No disco, é possível perceber claramente de quem é cada composição, pois cada um (dos três) pende mais para um lado. Acho que existe todo um repertório mineiro internalizado, mas, quando você ouve uma composição de Paulo Fróis, por exemplo, identifica ali uma tendência que remete aos ritmos cubanos. Já o Pedro (baixista) vai mais para a linha do free jazz, enquanto eu puxo um pouco para o baião, para o Nordeste. No entanto, a harmonia mineira está ali, permeando tudo”, detalha.

Não por outro motivo, o show atravessa diversas atmosferas. “É, de fato, muito animado, e acredito que a interação entre nós, que somos amigos, deixa tudo ainda mais vibrante”, finaliza o violonista. 

Agenda

O quê. Show de Trivial Trio.
Quando. Nesta sexta (7), às 20h.
Onde. Conservatório da UFMG (av. Afonso Pena, 1534, centro).
Quanto. R$ 30 e R$ 15 (meia).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!