Cineclubismo

Live repassa a história do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas

O evento inaugura o projeto Encontros de Cinema do CEC, que será uma iniciativa de debates e exposições sobre a sétima arte por videoconferência

Por Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2020 | 09:28
 
 
normal

O Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC) realiza nesta quarta-feira, 16, das 17 às 19h, o seminário “A História do CEC: Crítica e Cineclubismo em Belo Horizonte” em parceria com a PUC Minas, pelo canal de Youtube do CEC. A participação é gratuita.

Esse primeiro encontro tratará da história do CEC e sua relação com o cinema mineiro, a partir dos depoimentos de sócios históricos da entidade, como o jornalista, pesquisador e cineasta Victor de Almeida; do crítico, escritor e pesquisador Mário Alves Coutinho; e do crítico, pesquisador e cineasta Paulo Augusto Gomes, membros da entidade desde o início de sua atuação como cinéfilos, produzindo filmes, críticas para a "Revista de Cinema" e jornais.

A proposta do seminário parte do convite do pesquisador e professor de História do Cinema da PUC Minas, Pedro Vaz Perez, que mediará a conversa. O evento inaugura o projeto Encontros de Cinema do CECque será uma iniciativa de debates e exposições sobre o cinema por videoconferência. A partir de um grupo de curadores, o CEC promoverá, quinzenalmente, encontros sobre temas definidos por seu conselho de colaboradores e com a participação de convidados especiais.

A proposta é que o projeto seja um marco de o novo momento para o CEC, a começar pela da celebração do aniversário de 70 anos da instituição, a serem comemorados em 2021, e pelos novos projetos da entidade, desenvolvidos de forma a seguir todos protocolos de segurança. Desde 1951, o CEC se dedica à formação de público através do cineclubismo e da reflexão crítica sobre o cinema nacional e estrangeiro, formando diversas gerações de críticos e cineastas a partir dos encontros regulares para discussão e debates sobre a sétima arte. Agora, a entidade se prepara para renovar e atualizar a forma de atuação na tarefa de formar novos públicos.

O projeto é uma realização do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais e do Instituto Humberto Mauro.

A história do CEC: crítica e cineclubismo em Belo Horizonte

Quarta, 16, a partir das 17h.  

Acesse

https://www.youtube.com/channel/UC_Wjbz6o7KHmwlzaeTY7efA

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!