Intercâmbio cultural

Livro 'Escolas Que Se Abraçam' une alunos de Minas e Portugal

Projeto é resultado de cartas trocadas entre estudantes mineiros de Conceição do Mato Dentro e da cidade portuguesa de Óbidos

Por O Tempo
Publicado em 27 de janeiro de 2022 | 10:50
 
 
 
normal

Criar por meio de cartas uma ponte educacional e social entre estudantes mineiros e portugueses. Foi com esse propósito que nasceu “Cartas de Lá e de Cá”, projeto que promoveu o intercâmbio cultural entre estudantes de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais, e da cidade de Óbidos, em Portugal. 

Escritas por alunos nas faixas etárias de 7 a 14 anos de idade, as missivas foram reunidas no livro “Escolas que se Abraçam”, que foi lançado em novembro de 2021, no Brasil. Na última segunda-feira (24), a obra também ganhou versão impressa em terras portuguesas e chegou às mãos de crianças de duas escolas da charmosa vila medieval do país lusitano.

O professor Alexandre de Sousa, colaborador e escritor do livro em parceria com as escolas de Óbitos, foi o encarregado de realizar a distribuição entre as escolas participantes na nação do Velho Continente.

“Até o momento, já foram entregues livros em duas escolas de Óbidos. Agora estão agendadas entregas para Braga, no dia 10 de fevereiro, e em Póvoa do Varzim, no dia 11. A entrega também será feita em Cascais, na primeira semana de fevereiro", contou o educador. "Falta agendar com Lagos e Campo Maior que ainda não responderam. Finalmente, os Açores serão contemplados durante o mês de março, onde irei também pessoalmente entregar os livros”, comemorou Alexandre. 

O professor diz que ver a realização do projeto de perto foi algo especial. 

“As crianças ficaram encantadas quando receberam os livros. Foi incrível vê-las lendo os textos, reconhecendo o seu trabalho nas páginas. Foi tudo muito lindo e uma alegria imensa para todos os envolvidos", concluiu Sousa. 

Troca de vivências

“Escolas que se Abraçam” dá continuidade ao primeiro livro do projeto, intitulado “Cartas de Lá e de Cá”, que foi lançado em 2019. A obra surgiu a partir do intercâmbio, por meio de cartas, entre alunos de escolas de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, e Óbidos, em Portugal, todos nas faixas etárias de 7 a 14 anos de idade.

O segundo livro conta histórias vividas pelos alunos, entre março e agosto de 2021, em forma de poesia, de prosa, de desenhos e fotos, para reflexões sobre a resiliência em tempos de pandemia. O intercâmbio foi realizado entre escolas municipais de Conceição do Mato Dentro e diferentes cidades de Portugal: Angra do Heroísmo, Braga, Campo Maior, Cascais, Lagos, Óbidos e Póvoa de Varzim. 

Em breve haverá o lançamento da versão física do livro em inglês. O formato digital está disponível no site cmd.mg.gov.br/educacao-escolas-que-se-abracam.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!