LUTA!

Ludmilla, Leo Santana e Péricles comentam sobre o Dia da Consciência Negra

Formadores de opinião se manifestaram nas redes sociais sobre a luta dos negros no Brasil

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 20 de novembro de 2019 | 19:25
 
 
 
normal

As redes sociais, nesta quarta-feira (20), foram invadidas por declarações sobre o Dia da Consciência Negra. O portal O Tempo, então, destaca para vocês, nobres leitores, o que a classe artística pensa sobre a data. Confira abaixo:

“É um dia em que devemos parar pra refletir sobre todo o histórico cultural do Brasil, analisar tudo o que nós já passamos e suportamos para chegar até aqui e reforçar a nossa luta”, Ludmilla (cantora).

“Lute minha raça, ame minha cor! A foto é pedindo respeito e igualdade, especificamente a nós, negros, nesse dia superimportante que é o Dia da Consciência Negra”, Leo Santana (cantor).

“Eu peço a Deus (ao meu e ao seu) que nos conduza a dias onde celebraremos a consciência de que somos de todas as cores e que essas diferenças nos tornam exatamente iguais”, Péricles (cantor).

“Mentiram sobre nós. Esconderam a nossa história. Agora, estamos reescrevendo tudo, reconstruindo a nossa identidade, fortalecendo as nossas raízes”, Tábata Poline (repórter da Globo Minas).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nos roubaram da nossa terra, dos nossos pais. Nos escravizaram. Mentiram sobre nós. Esconderam a nossa história. Agora, estamos reescrevendo tudo, reconstruindo a nossa identidade, fortalecendo as nossas raizes. Estamos ocupando os lugares que são nossos por direito. Hoje, fui bater papo com uma garotada da Escola Municipal Sebastião Guilherme de Oliveira. Achei que estaria plantando sementes. Que besta! Eu fui regada... eu floresci. Olhei aquelas crianças e entendi que vale a pena sonhar, lutar. E que é com trabalho de formiguinha mesmo que vamos mudar histórias, resgatar a nossa força, resistir. Hoje, dia da Consciência Negra, faço reverência a todos que vieram antes de mim, que abriram caminho, e a todos que estão, agora, ao meu lado na luta por igualdade e respeito. As crianças me disseram hoje que “tá errado achar que a pessoa é pior do que a gente só por causa da cor. Todo mundo é igual e pode ser tipo parente ”. Como disse Ângela Davis, “você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo”. Salve Zumbi! ✊🏾 #consciencianegra #igualdaderacial #luta #resistencia #ubuntu #juntossomosmaisfortes #ancestralidade #zumbidospalmares #povopreto

Uma publicação compartilhada por Tábata Poline (@tabatapoline) em

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!