Alento

Cantor português lança clipe sobre os tempos de novo coronavírus

Cristóvam usou imagens em P&B para mostrar cenas que se incorporaram ao nosso cotidiano nas últimas semanas

Por Patrícia Cassese
Publicado em 29 de março de 2020 | 15:59
 
 
 
normal

O título da música - "Andrá Tutto Bene" - está em italiano, mas o compositor da pérola que vem sendo compartilhada nas redes sociais é, na verdade, português. Flávio Cristovám nasceu no arquipélago dos Açores, mais precisamente, na Ilha Terceira. No último dia 25, ele postou, no seu perfil  no Facebook, o vídeo da música cujo título, em tradução livre, assegura: "Tudo Vai Ficar Bem". A referência ao país da bota, claro, explica-se pela devastação que a epidemia do novo coronavírus vem causando por lá: já são mais de dez mil mortos.
 
Desde seu lançamento, pois, o clipe vem correndo o mundo. "Nestes tempos estranhos, em que todos nos encontramos um pouco assombrados pela ansiedade, procuramos dentro de nós a melhor forma de a combater. Escrevi e gravei esta canção no meu pequeno estúdio como a minha forma de o fazer. Não é suposto ser nada mais do que a minha pequena tentativa de mandar um grito de esperança aqui do meio do mar para todos aqueles que neste momento mais precisam",  postou Cristóvam, no seu perfil.
 
Ele continua: "Fiquem bem. Separados lutamos, juntos resistimos. Um abraço a todos", postou, emendando com um agrradecimento especial a Pedro Varela, cineasta, "por embarcar comigo nesta aventura assim que lhe mostrei os primeiros versos, criando este filme tão forte". A masterização foi delegada a Pedro Villas Silva. 
 
Em P&B, o clipe compila cenas que, nas últimas semanas, e para incredulidade de todos, tornam-se cada vez mais familiares, como as ruas desertas, as filas nos supermercados, as máscaras e luvas como forma de proteção, a desinfecção necessária das pessoas, o agradecimento aos profissionais da saúde, a entrega meticulosa das comidas, enviadas aos contaminados e quem mora sozinho numa rede de solidariedade, a ocupação das varandas como uma forma de interação possível... E muito mais.  E conclama, ainda, a não deixarmos a nossa chama interna se apagar. "Em breve estaremos livres". Aos poucos, o filme vai adquirindo cores. 
 
Logo ao fim das postagem, os fãs começaram a comentar: "Muito obrigado, nós realmente precisamos disso", escreveu um internauta. "Muito lindo", disse outra. "Estamos todos maravilhados", emendou um terceiro.
 
Confira, a seguir.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!