Trancoso - Já há 15 anos no mercado mineiro de produção audiovisual, a Escola Livre de Cinema, localizada no bairro Santa Tereza, na capital, apareceu na programação do primeiro Festival de Cinema de Trancoso, na Bahia, e surpreendeu a comunidade local com uma oficina de roteiro e direção para microcinema. De acordo com o cineasta, roteirista e proprietário da escola Cláudio Costa Val, o “cinema de bolso” apareceu em 2007 e, desde então, a também chamada “quarta tela” (para mídias móveis) só tem expandido no mercado cinematográfico, o que, para ele, é uma realidade sem volta. “O ‘cinema de bolso’ é o tipo de filme feito especificamente para ser assistido através dos aparelhos móveis, algo do qual não podemos fugir e só tende a crescer. Então, nesse curso no festival de Trancoso, a gente ensinou a técnica, o apelo de duração, a maneira como se enquadra, o diálogo e muito mais. Os alunos adoraram, e eu fiquei muito feliz de participar”, disse o cineasta, que teve curtas, tanto dele quanto dos alunos mineiros, exibidos no festival baiano.
O curso em BH
O curso da Escola Livre de Cinema é livre, ou seja, aberto a qualquer interessado, e o objetivo é passar para o aluno todas as etapas que envolvem a realização de uma produção audiovisual e cinematográfica. “Temos um trabalho muito voltado para a técnica, linguagem, história do cinema, construção de mise en scene, roteiro... enfim, durante um ano de curso, o aluno passa por todo esse processo da produção cinematográfica, do roteiro até a realização de um filme”, explicou Costa Val.
As inscrições para o curso estão sempre abertas no final e no início de cada semestre, já que as turmas começam em fevereiro e em agosto. “Como a estrutura da escola é feita por módulos sequenciais, o aluno tem a possibilidade de entrar no decorrer do curso, naquele módulo que mais lhe agrada. Por exemplo: nesta sexta-feira, inicia-se o módulo de crítica cinematográfica, que vai durar dois meses. Na semana que vem, começa o de cinema documentário. Daí, o aluno que se interessar, pode se matricular apenas nesses módulos”, contou o professor, deixando livre para o aluno escolher se ele quer fazer o curso integral ou módulos específicos.
A Escola Livre de Cinema fica na rua Salinas, 2.198, Santa Tereza, e as inscrições e os valores das mensalidades podem ser obtidos por telefone: (31) 3466-4721, pelo site: www.escolalivredecinema.com.br, pelo e-mail:escolalivredecinema@gmail.com ou pelas redes sociais.