Um novo olhar, ou melhor, um novo Ponto de Partida. Em seus 40 anos, a trajetória do grupo de teatro, sediado em Barbacena, sempre buscou ser resistência a começar com a opção de nunca sair do interior. Agora com toda a programação cultural cancelada no país por causa do novo coronavírus, o desafio é ainda mais difícil: resistir e se reinventar mais uma vez.
Os planos tiveram que mudar para este ano em que o grupo celebra quatro décadas de estrada. Com turnês canceladas de três espetáculos que iriam rodar o Brasil, os atores resolveram celebrar o aniversário unindo o maior número de pessoas.
Até o próximo sábado (4), o grupo está com inscrições abertas para uma residência artística gratuita. Serão selecionados 12 atrizes e atores de todo o país para a imersão de dez semanas semanas online.
Segundo a diretora do grupo, Regina Bertola, serão compartilhados processos de criação e produção. É necessário ter experiência como ator ou atriz e ser maior de 18 anos para participar. As inscrições podem ser feitas pelo site da companhia.
"Quando você é atingido de forma tão dramática como o mundo foi com essa pandemia, todos os valores mudam e nós, que somos 'bichos do teatro', o que mais queremos atrair na vida é gente. Mas estamos aprendendo a respirar novos ares", pontua Regina.
Mas se o grupo está se adaptando a esse novo normal, não tem coronavírus que apague a bagagem adquirida em tantos anos de história. "Nesses 40 anos, desenvolvemos uma metodologia muito particular, o ator não é só ator, ele canta, ele dança, ele é responsável por construir o espaço cênico, ele participa de todas as etapas do processo desde a bilheteria até o processo de captação de recursos", explica.
Com todos os projetos paralisados, a companhia redirecionou os recursos obtidos via lei de incentivo à cultura para a formação de novos artistas. "A arte é fundamental, ela não é a cereja do bolo, ela é o fermento, é o que faz a alma respirar. E para ser artista no Brasil não é necessário só talento, mas é preciso coragem também. Queremos, com essa experiência, mostrar que vale a pena sim ser ator ou atriz, você fica maior, você vive milhares de outras vidas emprestadas", avalia.
A residência acontecerá de 20 de julho a 25 de setembro. Os encontros e exercícios dos residentes serão mediados via plataforma Zoom e acontecerão de segunda a sexta, das 14h às 16h.
Segundo Regina, os residentes serão divididos em quatro pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com uma dupla de atores da companhia durante duas semanas. Ao fim de cada quinzena, os grupos trocam de tutores.
Além dos tutores, os selecionados terão acompanhamento da diretora e orientações da equipe técnica do grupo: Babaya (voz), Suely Machado (corpo),Tereza Bruzzi e Alexandre Rousset (figurino e espaço cênico).
"Já que não podemos comemorar com tanto projeto que estávamos estudando há anos, que compartilhemos arte. Tínhamos um espetáculo pronto com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, mas acredito que nosso legado continua, o que tem qualidade ultrapassa fronteiras, não fica só em Barbacena", observa.
Para fechar com chave de ouro a programação do aniversário virtual do grupo, semalmente, nas redes sociais da companhia, serão realizadas também lives com Cacá Carvalho, Wagner Moreira, Aderbal Freire Filho, Silvero Pereira, Tião Rocha e Ronaldo Fraga. "É o momento de nos unirmos, de todos os artistas estarem juntos e compartilharem ideias. É preciso repensarmos juntos nossa forma de estar no mundo nesse momento", completa Regina.
Como participar
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e enviar um vídeo simples, caseiro, interpretando um texto de sua escolha, gravado especialmente para essa seleção, com duração máxima de dois minutos.
O interessado também deve anexar outro vídeo, nos mesmos moldes, cantando uma música de sua escolha, gravada especialmente para essa seleção.
Em respeito aos protocolos de saúde e distanciamento social, o candidato deve cantar à capela ou com playback ou ou ser acompanhado por um instrumentista que resida na mesma casa.
Os vídeos devem ser gravados sem edição e devem ser postados no YouTube ou Vimeo, em modo público ou não listado e sem senha de acesso.
A seleção será feita por uma comissão formada por atores, músicos e a direção artística do Ponto de Partida. A lista dos selecionados será divulgada no dia 9 de julho no site.